ClicRBS desenvolve projeto para suportar apuração de eleições e obtém o maior pico de audiência em 10 anos

Portal de notícias do Grupo RBS, afiliada da TV Globo, sustenta dez vezes mais a capacidade diária de tráfego de dados durante a apuração das eleições após desenvolver solução em parceria com a Sonda Telsinc

O Grupo RBS, uma das mais antigas afiliadas da Rede Globo, junto com a Sonda Telsinc, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, superaram o desafio de criar uma infraestrutura estável que sustentasse a demanda de acessos ao portal de notícias ClicRBS durante a apuração das eleições no primeiro e no segundo turno de forma rápida, decisiva e assertiva.

O projeto abrangeu as etapas de revisão das configurações necessárias - para a otimização dos recursos de segurança e balanceamento de carga - análise de gaps e o correto dimensionamento dos equipamentos. Além disso, foi criado um ambiente que simulou mais de 160 mil acessos ao site e diversos testes de capacidade foram aplicados. Com 30 dias de antecedência ao apuramento das eleições, todo o ambiente de infraestrutura já estava preparado para suportar tranquilamente os 150 mil acessos previstos.

A Sonda Telsinc, por ser fornecedora de soluções para o Grupo RBS desde 2007 e conhecer o ambiente tecnológico, garantiu o rápido entendimento da demanda necessária para o projeto, o que, segundo o gerente de infraestrutura, Fabiano Toledo Marques, resultou numa rotina com total entendimento e interação das duas equipes. “O trabalho foi intenso, mas sempre chegavam propostas e ideias de soluções de todos os profissionais envolvidos. A equipe da Sonda Telsinc indicou a capacitação correta e esteve muito presente durante todo o processo, inclusive no dia da apuração”, afirma Marques.

Superando o desafio, devido à imprevisibilidade do número de acessos no dia da primeira apuração, em 3 de outubro, o ClicRBS atendeu sem nenhum transtorno o elevado número de visitas ao site, batendo o seu recorde de audiência, que registrou, pela primeira vez em dez anos, mais de 1,5 milhão de visitas, sem nenhuma interrupção dos serviços. Este número corresponde a aproximadamente 150 mil conexões por minuto. “Um dos motivos do crescimento de nossa audiência foram os problemas que grandes concorrentes tiveram durante a apuração. É extremamente satisfatório passar por este evento sem nenhuma queda ou lentidão”, afirma Alexandre Blauth, CIO do Grupo RBS.

“Para a Sonda Telsinc, participar de projetos como este, que geram alto impacto devido a eventos de grande repercussão, é fundamental devido à credibilidade e referência que agregam. Estar apto às novas demandas de acesso à comunicação é um dos principais atributos, que envolve conhecimento, tecnologia e experiência na capacidade de transformar os modelos de conexão dentro dos padrões atuais de uso das ferramentas disponíveis atualmente, como a internet”, comenta Rogério Vedovato, diretor executivo da Sonda Telsinc.