Paviservice suporta crescimento através de solução pré-configurada SAP desenvolvida pela Sonda Procwork

Empresa do setor de infraestrutura adota solução pré-configurada para o setor de engenharia e construção. Tecnologia é o primeiro sistema homologado pela SAP no Brasil

Para acompanhar o cenário brasileiro de investimentos em infraestrutura, a Paviservice, empresa do segmento de pavimentação asfáltica, localizada na Bahia, implantou a solução pré-configurada de engenharia e construção da Sonda Procwork, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.

O expressivo crescimento estrutural e as oportunidades do setor levaram a Paviservice a procurar um software de gestão bem estruturado, capaz de suprir as necessidades da empresa em todos os Estados em que atua. Segundo a pavimentadora, caso essa solução especializada no segmento não fosse encontrada, as demandas não seriam supridas e o ritmo de crescimento da empresa seria projetado de forma reduzida.

Após um comparativo com outros softwares de gestão, a Paviservice optou por adotar o SAP All in One pré-configurado para o segmento de engenharia e construção, produto desenvolvido pela área de Business Architecture da Sonda Procwork, homologada como a primeira solução segmentada desenvolvida por um por um parceiro da SAP no Brasil.

A solução é capaz de atender aos mais rigorosos requisitos para o cumprimento das normas do segmento. “Optamos por adotar o sistema SAP oferecido pela Sonda Procwork devido à qualidade, ao reconhecimento do mercado no uso da solução, pela aderência ao custo dentro da possibilidade de crescimento da empresa e pela possibilidade de uma implantação mais rápida, sem a necessidade de parametrizações e usos”, afirma o diretor presidente da Paviservice, Ronald Velame.

O tempo e o custo foram condições preocupantes para a Paviservice: “Caso a implantação demorasse muito, isso nos traria um custo que, com certeza, não poderíamos suportar”, diz Velame. Baseado em um template próprio e na experiência da Sonda Procwork em diversos projetos SAP, o prazo previsto foi cumprido e o go live aconteceu em 1° de julho. “Nos chama a atenção a forma profissional com que a equipe da Sonda Procwork desenvolveu o trabalho na Paviservice. O grupo de consultores esteve completamente interado com os nossos usuários chaves”, assegura Velame.

Hoje, mais de 14 obras da Paviservice utilizam o sistema SAP. Velame afirma que entre os pontos positivos após a implantação estão a integração entre os diversos setores, a diminuição do retrabalho nos processos e a possibilidade, por exemplo, de conseguir enxergar todos os processos de compra, planejamento de materiais e serviços dentro de uma obra em sincronia com a contabilidade.

Outro fator positivo após a implantação do sistema SAP foi a repercussão da utilização do sistema entre os colaboradores. “Existe uma ideia no mercado de que o sistema SAP é apenas para grandes empresas. Por sermos uma empresa de construção de médio porte, houve uma preocupação por parte dos funcionários em trabalhar com a solução. Com a ajuda da Sonda Procwork, essa ideia foi desmistificada e os colaboradores se surpreenderam favoravelmente, compreendendo que a utilização do sistema impacta diretamente no crescimento profissional e também no crescimento da organização”, diz Velame.

“O projeto da Paviservice é mais um exemplo de sucesso da Sonda Procwork no setor de engenharia e construção, pois atendemos todas as necessidades do cliente com a nossa solução para o segmento, que é a única versão pré-configurada homologada pela SAP no Brasil, garantindo a Paviservice as reduções de prazo, custos e riscos de implementação”, finaliza Marcio Santos, diretor de projetos das regionais da Sonda Procwork.