Rossi garante agilidade e automatização de seus processos e contratos com sistema jurídico da Sonda Software

Uma das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil aprimora suas rotinas diárias com a solução BCLegal Enterprise

Unir o alto desempenho de uma solução tecnológica aos processos jurídicos de uma das maiores companhias no setor da construção, como é o caso da Rossi, foi o desafio da Sonda Software, empresa do Grupo Sonda IT, maior companhia latino-americana de TI, ao implementar o BCLegal Enterprise, aplicativo de gestão de rotinas jurídicas na incorporadora.

Capaz de gerenciar o grande volume de informações que circulam nas atividades ligadas aos processos diários da organização, assim como os contratos internos e de fornecedores, o BCLegal foi adotado pela Rossi não apenas para controlar os processos da área jurídica, como também para suportar as demandas administrativas que estão interligadas a esse departamento.

O grau de aderência da tecnologia foi tão grande que no final do ano passado um novo módulo do BCLegal foi implementado. Na ocasião, a Rossi resolveu optar pelo aplicativo de gestão de contratos, que completou o ciclo de necessidades da empresa no quesito de controle e gerenciamento das informações que comandam o core business da companhia.

Segundo o diretor jurídico da Rossi, Doutor Palmarino Frizzo Neto, antes da adoção da solução jurídica, esses controles mais específicos da Rossi eram geridos por meio de domínios individuais estabelecidos em planilhas do Excel. Hoje, todos os processos que englobam a área jurídica da incorporadora, sejam de cunho legal ou administrativo, são conduzidos pelo BCLegal Enterprise.

“O ERP (Enterprise Resource Planning), da SAP, faz o papel de gestão da empresa como um todo, enquanto o BCLegal o alimenta e mantém uma interface para que possamos acessar diretamente todos os nossos processos, otimizando o tempo e garantindo agilidade nas operações diárias.A integração do BCLegal com o SAP é muito importante e se destaca como um dos diferenciais da ferramenta”, pontua Neto.

Além de cuidar de toda a demanda interna da Rossi, a empresa ainda faz uso da capacidade de acesso remoto do BCLegal, o que permite a interligação da incorporadora com outros departamentos jurídicos e escritórios terceirizados. E os documentos que transitam são todos gerenciados de maneira eletrônica através do GED (Gerenciamento Eletrônico de Dados), facilitando o intercâmbio das informações entre as diversas áreas das organizações.

As vantagens do BCLegal é a possibilidade de mensuração de resultados e a qualidade da informação que é extraída do software. “Com a solução conseguimos valores precisos dos contratos em negociações, antes do software dependíamos dos advogados terceiros e dos clientes internos”, conta o executivo.

Para João Paulo Vezzoli, gerente de negócios jurídicos da Sonda Software, a estratégia da Rossi de centralizar todos os pontos da área em uma única solução tecnológica demonstra a confiança da construtora no software jurídico. “Mais do que isso, o processo foi criado exclusivamente pensando nas demandas da Rossi, o que demonstra a flexibilidade que a nossa solução tem de suprir todas as necessidades específicas de cada organização”, finaliza Vezzoli.

A Sonda Software é responsável por todos os processos de desenvolvimento e implementação dos softwares próprios da empresa, como o carro-chefe PW.SATI, que controla 64% da carga tributária federal processada no País através de 550 grupo empresariais que utilizam a solução. Consolidada como o principal player de soluções complementares aos aplicativos de gestão (ERP), os focos da Sonda Software são o desenvolvimento e a comercialização de produtos voltados às rotinas e à gestão das áreas Fiscais, de Comércio Exterior, Transfer Price, Administração de Contratos, Validação de Cadastros, assim como a prestação de serviço de BPO Fiscal.