PC SISTEMAS LANÇA SEU CENTRO DE EXCELÊNCIA EM LOGÍSTICA, PRIMEIRO LABORATÓRIO DE RFID DA AMÉRICA LATINA PARA O SEGMENTO ATACADO DISTRIBUIDOR

Companhia líder em sistemas de gestão para o setor investe R$2,4 milhões em laboratório de 230 metros quadrados em sua filial, em Goiânia. Considerado o primeiro de iniciativa privada, um dos principais alvos será o RFID

Com o objetivo de oferecer ao setor atacado distribuidor infraestrutura de ponta capaz de desenvolver projetos que atendam desde o recebimento do produto até a saída da mercadoria para o consumidor final, a PC Sistemas, líder em sistemas de Tecnologia da Informação para atacadistas e distribuidores, lança um novo Centro de Excelência em Logística para o setor, localizado na unidade da companhia, em Goiânia.

O projeto está inserido no complexo tecnológico da PC Sistemas, que possui uma área total construída 5.500 metros quadrados e abriga 460 colaboradores. O Centro de Excelência funcionará como um laboratório, onde será possível realizar testes de novas tecnologias antes de serem implementados no cliente. O espaço permitirá a simulação das soluções em tempo real.

“Toda a infraestrutura do Centro de Excelência em Logística da PC Sistemas será utilizado como um fomento à pesquisa e desenvolvimento de projetos de alta performance visando sempre a automação dos centros de distribuição”, explica o presidente da companhia, Wagner Patrus.

Segundo a PC Sistemas, uma das primeiras iniciativas será a disponibilização da solução de RFID (do inglês, Radio-Frequency Identification), que tem como principal apelo sanar o que é visto como calcanhar de aquiles do setor, o processo de separação de mercadorias. “Se esse modelo não evoluiu no Brasil por conta do custo da etiqueta nossa proposta será implementar a Tag no pallet ao invés de colocá-la no produto, que é o atributo que encarece a adoção dessa tecnologia”, comenta Patrus. De acordo com o executivo, essa proposta diminui de 2 dias para 4 horas a conferencia em um centro de distribuição de aproximadamente 10 mil metros quadrados.

O novo Centro de Excelência da PC Sistemas, contará com infraestrutura de porta-pallets-dinâmico, porta pallets-push-back, porta-pallets convencionais, estação de flow rack completa com esteiras e leitores bluetooth, coletores de dados, antenas de Rádio Frequência (RF), portal de leitora de RFID, empilhadeira elétrica com leitor de RFID, impressoras de código de barra, impressora de etiquetas RFID, check-out de conferência e também com etiquetas eletrônicas de LED.

Segundo Fabricio Santos, gerente do módulo WMS (Warehouse Management System), do WinThor Distribuidor, carro-chefe da PC Sistemas, o Centro de Excelência será ideal para os clientes que queiram desenvolver projetos tecnológicos em logística. “Os clientes poderão ver na prática os benefícios das soluções de logística da PC Sistemas, assim como o que terá de mais avançado no processo de separação das mercadorias, segurança na conferência, além dos ganhos de produtividade”, pontua Santos.

A inauguração do Centro de Excelência em Logística, segundo o presidente da companhia, será um marco fundamental no setor de abastecimento. “Hoje, nosso setor necessita de soluções com tecnologias assertivas e que possam beneficiar as empresas no mesmo ritmo em que o mercado atua, ou seja, de maneira veloz, sem que haja falhas ou gargalos que possam prejudicar a eficiência da operação”, finaliza Patrus.