VEYANCE TECHNOLOGIES DO BRASIL – FABRICANTE EXCLUSIVA DA MARCA GOODYEAR PRODUTOS DE ENGENHARIA IMPLEMENTA O SPED PIS/COFINS DA SONDA IT

Fabricante e distribuidora de produtos de engenharia em borracha adota soluções fiscais da Sonda Software e antecipa a implementação do SPED PIS/Cofins, garantindo o prazo de envio das informações ao Fisco

Em um país em que as alterações na legislação chegam a uma média de 31 mudanças por dia, as corporações se tornam reféns do Fisco quando não possuem um processo de atualização automatizado de cadastros, detalhado item por item, como é o caso do SPED PIS/Cofins. Manter as exigências fiscais em conformidade com a regulamentação em vigor está ficando cada vez mais latente no Brasil.

De olho neste cenário e preocupada com o cumprimento de suas obrigatoriedades fiscais, a Veyance Technologies do Brasil – fabricante exclusiva da marca Goodeyar Produtos de Engenharia, responsável pela fabricação de produtos de engenharia em borracha, buscou no mercado o apoio para garantir a disponibilidade de suas informações ao Governo Federal. A consultoria escolhida para a condução dos seus projetos fiscais foi a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, através de sua unidade de negócios especializada em aplicativos fiscais, a Sonda Software.

O escopo do projeto envolveu a adoção das soluções pw.SATI, pw.SPED Fiscal e Contábil e o novo pw.SPED PIS/Cofins, além do validador de arquivos pw.SVA. O projeto SPED PIS/Cofins tem go-live previsto para o mês de abril. Com isso, a Veyance já estará apta a, antecipadamente ao prazo legal, enviar aos órgãos federais suas informações referentes ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Segundo o gerente de planejamento tributário da Veyance, Benno Sanchez, “as implementações das demais soluções fiscais estão sendo finalizadas em paralelo e estamos muito tranqüilos com a condução do projeto”. De acordo com Sanchez, além de disponibilizar no mercado a solução SPED PIS/Cofins antes dos demais fornecedores de software fiscal, a Sonda IT ainda apoiou a Veyance na organização de seus dados, trabalhando antecipadamente para evitar gargalos futuros, garantindo assim o máximo de assertividade na qualidade das informações geradas”, pontua o executivo.

Ainda segundo Sanchez, o sucesso do projeto se dá na expertise da companhia e na qualificação de seus profissionais, o que possibilita experiência e visão futura para a condução de projetos como este. “A consultoria realiza reuniões semanais na Veyance Technologies para verificar o andamento da implementação e analisar os pontos em que exigem prioridade”, explica o gerente da indústria.

Anteriormente a Sonda Software, a Veyance Technologies havia iniciado seu projeto fiscal com a mesma empresa de TI que implementou o software de gestão da SAP na indústria. De acordo com Sanchez, a visão da escolha equivocada se deu no decorrer de alguns dias, quando o fornecedor logo no início deu indícios de que não conseguiria atender a alta demanda da Veyance Technologies em um curto espaço de tempo. E foi neste momento em que eles recorreram a empresas com especialização nesse cenário.

Outro grande diferencial a favor da Sonda Software foi a capacidade de atender a Veyance Technologies em um prazo recorde para a entrega dos arquivos do SPED FISCAL, já com informações relativas ao CIAP (Bloco G). Com alguns meses perdidos no projeto com o fornecedor anterior e a obrigatoriedade de entrega dos arquivos a partir de Janeiro de 2011 não haveria tempo hábil para implantação da solução pw.SPED. Assim, a industria optou por cumprir esta obrigatoriedade através do BPO (Business Process Outsourcing), modalidade através na qual todo processamento e infraestrutura é de responsabilidade da Sonda Software, restando ao cliente a parte estratégica de avaliação de inconsistências reportadas e tomada de decisões.

“Organizamos um grupo de trabalho interno entre os departamentos contábeis e de impostos para fornecer os dados de nossos ativos para a Sonda Software e, sem dúvida, a expertise do BPO da Sonda Software foi fundamental para manter a Veyance Technologies dentro da regularidade com o Governo”, comenta Sanchez.

A Sonda IT ganhou da concorrência por atender todos os requisitos da fabricante. Mais do que estar em dia com o Fisco, o projeto da Sonda Software na Veyance Technologies foi caracterizado pela automatização de 100% dos nossos processos. “Hoje, utilizando suas soluções fiscais, consigo disponibilizar meus recursos para atividades mais rentáveis para a companhia, além de ter a certeza que enviarei informações precisas para à Receita Federal, eliminando o risco de possíveis autuações”, enaltece Benno.

Para a unidade de negócios Sonda Software, a implementação das soluções fiscais em uma empresa de peso, como a Veyance Technologies, é um projeto de destaque no mercado, que valida a aderência de suas tecnologias. “Unimos a nossa competência às necessidades do cliente de maneira a atender prontamente todas as condições e prazos agressivos, garantindo eficiência e segurança nas informações fiscais da companhia”, pontua Danilo Mioto, diretor comercial da unidade de aplicativos, Sonda Software.