GRUPO GFT CONSOLIDA SEU RECONHECIMENTO INTERNACIONAL DE QUALIDADE COM A RENOVAÇÃO DO CMMI NÍVEL 3

Certificação confirma a melhoria contínua dos processos metodológicos e de qualidade da companhia e qualifica a excelência de gestão de riscos aplicada pelo Grupo em âmbito global

O Grupo GFT, fornecedor internacional líder de soluções e serviços de TI para o segmento financeiro, acaba de conquistar a renovação global do nível 3 de maturidade da certificação CMMI (Capability Maturity Model Integration) em todos os seus centros de desenvolvimento, incluindo no Brasil. Desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Software (SEI) da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, este modelo é a referência internacional mais utilizada para avaliar a qualidade dos processos e seu uso adequado em qualquer organização dedicada ao desenvolvimento de projetos relacionados à Tecnologia da Informação.

A revalidação do selo confirma que a metodologia de desenvolvimento da GFT, amparada por constantes melhorias, atende às exigências do modelo e que sua aplicação está sendo realizada de forma eficaz em todos os projetos desenvolvidos pelo Grupo, o que garante aos clientes um serviço de qualidade consistente, eficiente e livre de irregularidades.

Para atingir esta meta, são avaliadas todas as áreas de processos que correspondem a esse nível e que abrangem questões como planejamento e acompanhamento de projetos, gestão de riscos, desenvolvimento de requisitos, integração, verificação e validação de produtos, gerenciamento de configuração, uso de métricas e formação para os colaboradores.

A avaliação abrangeu todas as sedes e unidades de produção do Grupo GFT envolvidas na estratégia Global Delivery Model, modelo de gestão da companhia que oferece aos clientes o serviço necessário no lugar apropriado, permitindo atribuir o especialista mais adequado às necessidades de cada projeto, independentemente dasua localização habitual, enquanto um funcionário local coordena todo o processo.

Um aspecto a destacar na metodologia da GFT, pontuada como excelente na avaliação, é o tratamento da gestão de riscos, que é baseado na detecção preventiva e no acompanhamento de todo o ciclo de vida do projeto. A participação de todos os níveis e áreas da organização permite evitar que os riscos se tornem problemas, garantindo aos clientes uma maior previsibilidade dos resultados obtidos em cada projeto.

Para Manuel Urban, Chief Operational Risk & Quality Officer do Grupo GFT, a renovação da maturidade nível 3 do CMMI é um novo reconhecimento da aposta da GFT pela melhoria contínua da qualidade no desenvolvimento de projetos, através do uso adequado dos processos de trabalho. "Para nossos clientes, isto significa uma plena confiança na visibilidade dos resultados que entregamos nos projetos, além de uma maior transparência dos nossos processos de desenvolvimento, principalmente na garantia da qualidade, controle de custo e prazos de entrega”, finaliza Urban.