COMO AS TECNOLOGIAS DE GESTÃO APÓIAM O CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL DO SETOR ATACADISTA DISTRIBUIDOR

Por Leonardo Barros

Nunca se falou tanto em sustentabilidade como nos últimos anos. Uma pesquisa realizada recentemente, mostra que 81% dos brasileiros possuem propensão a comprar produtos de empresas que estão engajadas em motivos sustentáveis. A empresa FedEx, por exemplo, organizou um programa que pretende aumentar em 20% a eficiência do combustível usado em suas operações até 2020. Desta maneira, a empresa reduzirá o impacto dos combustíveis no meio ambiente.

Por sua vez, a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) se comprometeu a reduzir o uso das sacolas plásticas em supermercados em 40% até 2015. Já a rede de supermercados Walmart investiu um milhão de dólares em capacitação de fazendeiros em métodos de cultivos ambientais. Seja por preocupação com o meio ambiente ou pensando mesmo em economia utilizando práticas sustentáveis que ajudam a reduzir custos.

Do lado do atacado distribuidor, o canal tem uma função complementar a atividade logística comercial, que é ser um elemento de desenvolvimento dos seus clientes, orientando-os para melhor atender e compreender o consumidor final. Segundo a Gouvêa de Souza (GS&MD), alguns atacadistas já perceberam isso como oportunidade de se aproximarem de seus clientes com mais informações e práticas sustentáveis.

Esses são alguns exemplos de como as empresas estão atuando hoje com práticas sustentáveis. Muitas empresas tem incorporado o conceito de sustentabilidade e com a Tecnologia da Informação (TI) não é diferente. Empresas especialistas em soluções de gestão para o atacado distribuidor tendem a suportar todas as necessidades de tecnologia do setor, que está no Brasil bastante aquecido.

As empresas de tecnologia especializadas nessas práticas serão capazes de emplacar a automatização dos processos das empresas do setor amparando-as para o pleno crescimento deste mercado e claro, apoiando e desenvolvendo processos que contribuem para essa prática.

Muitos sistemas já possuem diversas formas de apresentarem as informações por meio de relatórios que não necessariamente precisam ser impressos, economizando assim não só papel, mas também tintas para impressoras e energia elétrica, apenas imprimindo o que é realmente necessário.

Utilizando menos servidores ou concentrando as informações em data centers também é uma prática sustentável, pois diminuem assim a quantidade de equipamentos, reduzindo a necessidade de utilização de centros de informática dentro das empresas, eliminando grandes instalações, economizando energia, suprimentos de informática e outros recursos, o que contribuem para a prática sustentável.

Mas para isso é necessário que os sistemas utilizados também trabalhem dessa forma, podendo fazer uso de servidores centralizados ou datas centers que permitam a extração de informações sem a necessidade de impressão. Com grandes recursos de consultas, notificações por e-mail, agendamentos automáticos e soluções que facilitem a gestão no dia a dia, é possível colocar a tecnologia para trabalhar para você.

Enfim, contribuir com a sustentabilidade ambiental é possível em todas as áreas, basta o primeiro passo que é o engajamento na questão, seja uma empresa que utiliza recursos diretamente da natureza ou mesmo empresas de softwares que não utilizam de forma direta, mas precisam de recursos como energia, papel, tintas e entre outros.

Leonardo Barros é diretor de novos mercados da PC Sistemas, companhia líder em solução de gestão para o atacado distribuidor.