WEG ATUALIZA SEU SISTEMA DE EXPORTAÇÃO E GARANTE MAIS AGILIDADE E PADRONIZAÇÃO NA EMISSÃO DE DOCUMENTOS

Pioneira na adoção da nova solução da Sonda IT para os processos de exportação, o Novoex, a fabricante de motores já está operando o sistema para as transações com a China. Previsão para o segundo semestre é expandir o uso da solução para o México

Mesmo com a decisão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior de prorrogar por prazo indeterminado a adequação das empresas ao Novoex, novo módulo do Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), a WEG, uma das maiores indústrias exportadoras de motores, geradores e equipamentos para automação comercial, já faz uso do sistema desde novembro de 2010.

Para ingressar no sistema, a WEG adotou o novo módulo da solução pw.CE (Comércio Exterior), intitulado pw.CE Novoex, da Sonda Software, unidade de Aplicativos da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, que foi pioneira na disponibilização do sistema ao mercado.

Usuária da tradicional tecnologia da Sonda Software para a gestão de comércio exterior desde 2008, o pw.CE, que foi implementado junto ao SAP na indústria e de forma integrada, visto que o software da Sonda é o único aplicativo de negócios da América Latina homologado para operar como parte integrante do mySAP ERP, a Weg passou a utilizar a solução de comércio exterior para suportar a certificação e a padronização dos documentos exigidos no regimento fiscal para suas exportações. Atualmente a indústria exporta para mais de 100 países utilizando a tecnologia.

Já o pw.CE está sendo utilizado para os trâmites de exportação a partir da China. O próximo passo é fazer uso da tecnologia também no México, já no segundo semestre, aproveitando que o pw.CE está localizado para operar em outros países da América Latina. E com a adoção do pw.CE Novoex, a indústria passou a transmitir os documentos com mais agilidade para o novo sistema do governo.

“Com o processo anterior o envio de cada registro levava duas horas. A partir desta nova tecnologia, que foi implementada pela Sonda Software, realizamos o mesmo procedimento em meia hora, além de termos mais transparência no envio”, comenta Marcos Luiz Kretzchmer, responsável pelo projeto na WEG. Vale ressaltar que a Weg realiza anualmente cerca de 12 mil embarcações, o que gera um total de 36 mil arquivos.

O executivo ainda comenta que o uso do novo sistema, por enquanto, está baseado em regras simples propostas pelo governo. Para os processos mais complexos, que ainda não foram definidos, a WEG já está com seu ambiente estável e preparado para as novas exigências.

Entre os principais diferenciais percebidos pela Weg ao adotar o módulo Novoex do sistema pw.CE foram a rapidez e a aderência da solução. “Evoluímos muito no uso da tecnologia da Sonda Software de comércio exterior, tanto que chegamos ao ponto de utilizar o sistema como um self service, necessitando cada vez menos do suporte da Sonda”, explica Kretzchmer.

Segundo o executivo, quando ocorreu a atualização do pw.CE para o Novoex foi muito nítido para a equipe o quanto a tecnologia utilizada da Sonda Software estava adaptada aos processos da WEG, assim como foi percebida a maturidade do time quanto ao uso da solução. “O processo ocorreu num tempo muito curto e com o mínimo de desenvolvimento”, conclui Kretzchmer.

Para o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Sonda Software, Eduardo Borba, as constantes atualizações das soluções desenvolvidas permitem às empresas usuárias que utilizem a tecnologia cada vez mais no seu modelo standard. “Consequentemente, os custos de suporte diminuem e os esforços no momento de realizar upgrades ou adequar a solução a novas exigências são muito menores”, finaliza Borba.