MAIS QUE GASTRONOMIA – TECNOLOGIA

Solução de gerenciamento Aloha, fornecido pela POS Integrated Solutions, ajuda bares e restaurantes na gestão e melhoria do atendimento ao cliente

Com uma gama de opções gastronômicas, os restaurantes estão empenhando-se cada vez mais em investir no atendimento ao cliente. Isso ultrapassa as técnicas de treinamento de capacitação de funcionários. Hoje, o cliente quer boa comida, excelente atendimento, agilidade e precisão. Para atender a essas expectativas, o mercado está adotando soluções tecnológicas que viabilizam a prestação do serviço, concomitantemente às exigências da clientela.

O setor de bares e restaurantes cresceu 12% em 2010, muito mais que a economia do país, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, o que gerou aumento considerável na rotatividade e número de clientes a serem atendidos.

Se a busca desses estabelecimentos é por efetividade, uma das respostas encontradas por esse mercado em expansão é a implementação de uma solução de gerenciamento, como o ALOHA, fornecido no Brasil exclusivamente pela POS Integrated Solutions, provedora de sistemas de gestão integrada. O sistema permite maior produtividade, aumenta a precisão dos pedidos, melhora a experiência do cliente, além de manter controles eficazes e auditar todas as transações.

Essa tecnologia é adotada por mais de 400 estabelecimentos só no Brasil, como é o caso do Porcão, uma das maiores redes de restaurantes em sistema de rodízio e self-service do país. “Tínhamos um problema no tempo de espera nas filas dos caixas devido à demora no processo de pagamento do antigo sistema. Com o Aloha conseguimos reduzir em 30% o tempo gasto na fila. Mais do que agilidade, suas ferramentas nos proporcionou melhorias do serviço em geral”, diz o presidente do Grupo Porcão, Hélio Fiuza.

A solução ainda é responsável pela gestão de fornecedores, gerência de estoques e consegue alinhar e distribuir todas as informações do dia a dia que acontece na loja até a retaguarda, garantindo a visão geral do negócio e a diminuição de desperdícios. Além disso, o Aloha é especializado e personalizado, o que garante atender a processos peculiares de cada operação. “A soma da tecnologia líder no mercado ao avançado conhecimento da equipe da POS resultou num suporte ímpar às nossas estratégias de ampliar e melhorar o atendimento nas unidades do Porcão no Rio de Janeiro”, elogia Fiuza.

Outras empresas, como o General Prime Burger, também estão atentas à sua gestão para melhorar a qualidade de seus serviços. “Para atender à crescente demanda, o princípio de qualidade vai além dos pratos. Desde a inauguração da nossa primeira loja, localizada no Itaim, contamos com o apoio do software de automação comercial Aloha”, ressaltou Ulli Fuchsloch, sócio diretor do General Prime Burger.

A franquia peruana La Mar também apostou na tecnologia Aloha para investir no serviço de atendimento ao cliente. “Utilizávamos outro produto antes do Aloha, contudo ele não fornecia a quantidade adequada de informações para a gestão da operação. Por já ter trabalhado com o Aloha no mercado, a conclusão por adotá-lo foi imediata, pois possui mais recursos e facilidades para atender todas as nossas expectativas operacionais e administrativas”, afirma o sócio-operador do La Mar, Alexandre Miqui.

Segundo o presidente da POS Integrated Solutions, Luiz Bento, o Aloha é uma solução que garante aos empresários automação segura e suporte completo no atendimento aos seus estabelecimentos. Viabiliza uma análise eficiente, melhora a detecção de problemas, aumenta a margem com alimentos, reduz custos com funcionários e integra-se a sistemas empresariais, o que garante o máximo faturamento e segurança na gestão e confiabilidade das informações. “Um restaurante é feito por muito mais do que bons pratos com toques de alta gastronomia. A tecnologia hoje faz parte da cozinha daqueles que querem realmente conquistar e manter seus clientes”, finaliza Bento.