MEGASUL SISTEMAS APOIA EMPRESAS DO COMÉRCIO VAREJISTA NA ENTREGA DO SPED EFD PIS/ COFINS

Através do módulo Retaguarda do ERP Megasul e das suas soluções de gestão do varejo, companhia apoia seus clientes no envio das informações detalhadas ao Governo Federal

O novo sistema de Escrituração Fiscal Digital (EFD), que foi criado pela Receita Federal para auxiliar às empresas na entrega das contribuições destinadas ao Programa de Integração Social e ao Financiamento da Seguridade Social (EFD-PIS/Cofins), tem sido um desafio para as empresas devido à alta complexidade de informações exigidas para o preenchimento e envio ao Fisco.

A data limite para a entrega da obrigatoriedade pelo primeiro grupo, que primeiramente era o exercício de abril, foi adiada para junho de 2011 e, por fim, para fevereiro de 2012. A dilatação do prazo por duas vezes consecutivas se deve justamente pelas dificuldades que muitas empresas estão enfrentando no processo de preenchimento e validação das informações junto ao Fisco.

O cenário, inclusive, é ainda mais crítico para as companhias do segmento varejista, que, ao contrário do que acontece na venda por atacado, comercializa serviços/produtos em pequenas quantidades para o consumidor final, ou seja, a modalidade retém um maior número de informações por conta da venda de “retalhos” como parte de um todo, tornando o processo de cadastramento das informações ainda mais trabalhoso.

Para amparar o segmento no cumprimento da nova obrigatoriedade, a Megasul Sistemas, companhia de TI especialista no varejo, com tecnologia embarcada no conhecimento da gestão do setor, passa a disponibilizar o módulo SPED Pis/Cofins integrado ao seu ERP e às suas soluções de gestão do varejo. A providência, segundo a diretora comercial do grupo, Michele Tiergarten, visa fornecer aos clientes tempo e agilidade no preparo ao atendimento do processo de escrituração digital do PIS/ Cofins.

“Atenta às dificuldades do setor, especialmente no processo de classificação dos produtos, a Megasul, através do módulo SPED Pis/Cofins, disponibiliza soluções facilitadoras que permitem a classificação dos produtos em lotes. E para promover o total entendimento da solução na entrega da obrigatoriedade, oferecemos seminários e cursos de capacitação para consultores e revendedores”, explica Michele.

O processo de implementação do módulo SPED Pis/Cofins requer a preparação e organização dos cadastros de produtos, clientes e fornecedores para que o arquivo digital seja gerado, validado e, consequentemente, enviado com êxito à Secretaria da Fazenda. De acordo a diretora comercial da Megasul, a dedicação do contribuinte a fim de evitar transtornos no cumprimento à legislação vigente é primordial e, para isso, a companhia auxilia o cliente em todas as etapas da obrigatoriedade.

“Recomendamos que o processo de preparação do banco de dados seja realizado antes o prazo da obrigatoriedade fiscal. Para isso, disponibilizamos uma equipe de consultores altamente especializada para auxiliar os contribuintes a se adequarem à legislação vigente”, recomenda Michele.