EDITORA ALTO ASTRAL AUMENTA SUA PERFORMANCE COM O USO DE STORAGES DA EMC E VIRTUALIZAÇÃO PROMOVIDA PELA SONDA KAIZEN

Tecnologias ampliam velocidade, disponibilidade e performance do ambiente Data Center da empresa provedora de mídias editoriais


Atenta às tendências de inovação e preocupada em manter seu parque de tecnologia atualizado, a editora Alto Astral decidiu ampliar sua capacidade de armazenamento, adotando um novo storage da EMC, e virtualizar seus servidores. O projeto, que ficou a cargo da Sonda Kaizen, unidade de plataformas da Sonda It, maior companhia latino-americana de tecnologia da informação, já mostra resultados nos negócios da empresa.

“O projeto de virtualização, principalmente, nos trouxe grandes benefícios, como a capacidade de ampliar o parque rapidamente, além das vantagens administrativas com os recursos oferecidos”, ressalta Gustavo Bruschi, analista de TI da editora.

Posicionada no mercado há 25 anos, a Editora Alto Astral obteve a marca de 45 milhões de exemplares vendidos em 2010, assumindo o posto de segunda editora em venda avulsa do Brasil. “O core business da empresa é produzir revistas. Nesse sentido, a tecnologia sempre foi fundamental para nos acompanhar nesse mercado de alta produtividade midiática. A expertise da Sonda Kaizen na aplicação de plataformas aliada à possibilidade da implementação de um projeto único, que inclui a troca do storage, com aumento da nossa capacidade de 3TB para 15TB, e a virtualização interna, contemplou nossas necessidades e hoje, praticamente não temos mais paradas não planejadas. Com isso, todos os cronogramas de criação de revistas são respeitados”, explicou Gustavo Bruschi.

Segundo Bruschi, a virtualização interna, comprovadamente, reduz custos de TI, além de impactar nas operações e oferecer agilidade ao negócio. Para o executivo, a solução implementada pela Sonda Kaizen, além de melhorar o gerenciamento, reduz custos e o tempo de análise do problema (troubleshooting) quando há ocorrências nos serviços de TI, além de diminuir o tempo de implementação de projetos em função da rápida disponibilidade de recursos computacionais e storage.

As empresas, entretanto, ainda tendem a ter receios em adotar ambientes virtuais, porém os resultados obtidos desconstroem essa ideia, como conta Bruschi. “Iniciamos o processo de virtualização, em caráter de teste, apenas em ambientes menos delicados. O desafio, então, era trabalhar com essa nova tecnologia em ambientes de produção, de alta criticidade, uma vez que nada poderia falhar. No final, não tivemos nenhum incidente grave. A virtualização impactou em maior velocidade e disponibilidade das estações”.

Daniel Dystyler, diretor de solução de Plataformas de Data Center da Sonda Kaizen, explica que o projeto na Alto Astral otimizou o storage e a rede da editoria, que pôde usufruir do máximo da performance e disponibilidade existente, além de ter acesso a recursos para novos projetos de forma rápida e de acordo com as melhores práticas do mercado.