GRUPO CCR: PRIMEIRO PROJETO SAP DE ENTREGA DO IFRS/IFRIC-12 SE TORNA REFERÊNCIA NO MERCADO


Projeto desenvolvido junto a Sonda IT teve como desafio adequar as  empresas do maior grupo privado de concessão de infraestrutura do País à nova norma de demonstração contábil internacional

           Considerada uma mudança histórica para as organizações brasileiras, a convergência das demonstrações contábeis ao novo modelo internacional, o IFRS (Internacional Financial Report Standards), definido pela Lei 11.638/07, desencadeou uma norma interpretativa às empresas de concessão, o IFRIC-12, que vem sendo muito discutida por conta da alta complexidade na implantação.
            Uma vez a norma determinada pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) no final de 2009, o Grupo CCR se adiantou para iniciar o maior projeto de adequação do SAP ao IFRIC-12 junto a Sonda Procwork, unidade de serviços de TI da Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação.
            “Primeiro foi necessário entender quais eram as adaptações que precisariam ocorrer no software de gestão da SAP para atender às novas normas, e depois iniciar as adequações no sistema para as necessidades do IFRIC-12. Tudo partindo do zero, sem nenhum processo de benchmarking que pudéssemos utilizar como base”, comenta Cristiane Gomes, responsável pela TI do Grupo CCR.       Visando as boas práticas de Governança Corporativa, que envolvia os novos critérios contábeis e a adequação das demonstrações financeiras, o maior desafio da CCR era realizar todas as mudanças nas empresas do grupo de forma simultânea. Além disso, mesmo com a equipe empenhada no projeto, a CCR determinou que deveria ser mantido o prazo de fechamento padrão da companhia, e ainda que a adequação ao IFRIC-12 não onerasse a equipe responsável pelo atendimento do grupo quanto às demandas das rotinas administrativas, financeiras, jurídicas, de suprimentos e de recursos humanos.
A convergência à norma internacional não tratava apenas do ajuste nos sistemas. Para conduzi-la, a CCR criou uma estratégia que contava com quatro pilares: a definição de políticas corporativas contábeis a partir do mapeamento dos requisitos de negócio do Grupo; a identificação e as análises dos impactos nos processos e nos sistemas vigentes; os processamentos necessários para garantir a adequação e, por fim, a adequação sistêmica. Esta, por sua vez, tinha como meta manter as soluções standard do SAP, realizando o mínimo de ajuste possível no software, ou seja, o foco era evitar customizações.
            O sucesso do projeto, segundo Cristiane, sem dúvida nenhuma foi alcançado devido a três importantes fatores. “Temos uma organização bem estruturada na CCR e contamos com uma equipe especializada e altamente comprometida que, além de atender todas as unidades do grupo, estudaram o assunto a fundo para entender as demandas. Somado a isso, pudemos contar com o domínio do time da Sonda Procwork no que se referia às exigências da norma, tanto do ponto de vista processual, quanto de adequação ao SAP”, explica a executiva.
            Com uma equipe de 117 pessoas empenhadas no IFRS/IFRIC-12, a CCR conseguiu garantir a entrega do projeto no prazo. O objetivo era disponibilizar em outubro de 2010 a solução de planejamento orçamentário e em março de 2011 todas as informações consolidadas do Exercício 2010 do Grupo CCR.
            “A integridade da informação do início ao fim do processo, assim como os baixos níveis de desenvolvimentos foram os principais diferenciais da solução da SAP para que houvesse o alcance das metas no prazo previsto”, ressalta Julio Petrone, diretor sênior de projetos SAP da Sonda Procwork.
            Atender às expectativas já se tornou um pré-requisito característico da Sonda IT na CCR. De acordo com a responsável pela TI da CCR, a parceria entre as empresas acontece desde 2009, quando a fornecedora de serviços de TI iniciou o primeiro projeto envolvendo SAP na CCR para a melhoria de performance no planejamento operacional. “A meta estimava uma melhoria de 75% na performance técnica do SAP BW e o time da Sonda Procwork superou nossos objetivos chegando a aproximadamente 90%. Para o projeto IFRS/IFRIC-12, a consultoria foi escolhida devido seu diferencial e experiência prévia com normas internacionais no SAP”, finaliza Cristiane.
            Para Cristina Brisola, diretora comercial da Sonda Procwork, o projeto da CCR se tornou um ícone para o mercado. “Hoje temos o maior time de consultores SAP qualificados para a aplicação da nova regra do IFRS, o que nos permite atender à demanda das empresas que estão enquadradas nessa obrigatoriedade, assim como apoiá-las com as novas atualizações”, finaliza Cristina.