GRUPO TRACBEL TERCEIRIZA SERVICE DESK COM SONDA IT RUMO AO AUMENTO DE GOVERNANÇA E À CENTRALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES NO CORE BUSINESS
Distribuidora
de equipamentos pesados para segmentos de mineração, construção, colheita
florestal e agribusiness descontinuou o uso da modalidade de body shop a favor
do outsourcing de service desk, field service e gestão de ativos
Reconhecida no mercado por deter um
dos melhores serviços de pós-venda do País, a Tracbel, empresa que representa
marcas de equipamentos pesados como a Volvo Construction Equipament, Clark,
Michelan, Tigercat, Massey Ferguson, LogMax e SDLG, decidiu descontinuar o seu
modelo de IT Service Management, caracterizado como body shop, em prol do full outsourcing de TI
para os processos de service desk, field service e gestão de ativos. Na
prática, os profissionais de TI, que antes eram gerenciados pela própria
organização e alocados por uma prestadora de serviços, passam a ser contratados
e gerenciados pela Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da
Informação.
A medida, segundo o diretor de tecnologias
e sistemas da companhia, Roberson Barros, visa tratar a TI como uma parte
estratégica do negócio, garantindo, desta forma, o aumento de governança da
Tracbel em relação ao seu core business e, consequentemente, a continuidade da
posição da empresa na excelência em atendimento ao cliente como um diferencial
de mercado. O método de trabalho, inclusive, já ajudou a proporcionar à empresa
o título de Melhor Revenda de Máquinas e Insumos do Brasil no triênio 2009-2011
no anuário “Maiores e Melhores” publicado pela revista Exame.
“O negócio do Grupo Tracbel é entregar
ao cliente a melhor solução em equipamentos para os mais variados segmentos,
além de vender peças genuínas de reposição e oferecer serviços de atendimento
com excelência. No entanto, a área de TI tem de estar alinhada às necessidades
do nosso negócio de modo que forneça um alicerce para os padrões de segurança,
disponibilidade, performance e conformidade. Para isso, optamos por trazer um
parceiro que detivesse a expertise de gerenciamento de TI, providência
que nos dá mais condições de focar as atividades no core business da empresa
através da gestão dos processos de negócios e de sua automação, assim como de
customizar e evoluir as aplicações e os sistemas desenvolvidos internamente pela
empresa de TI do Grupo Tracbel, a Syndeo Technologies”, explica Barros, que
também é responsável por essa operação.
O projeto, que está em fase de
implementação e tem go live previsto para meados de outubro , visa
gerenciar todo o ciclo de vida do parque de equipamentos de informática da
companhia, desde o planejamento para aquisição, solicitação, recebimento do
equipamento, instalação, movimentações e descarte. Ao todo, 650 máquinas, entre
notebooks, impressoras e desktops espalhados por 25 filiais do grupo serão
suportados pela Sonda IT.
“A partir do momento em que todo o
processo for implementado, a gestão correta dos ativos proporcionará melhores
controles sobre os equipamentos, sendo possível realizar projeções e tomar
decisões que resultam em economia para a empresa”, afirma o gerente comercial
da Sonda IT, Eduardo Bartolozzi, em relação ao serviço que será prestado.
Além da gestão de ativos, a
integradora também ficará responsável pelo Service Desk – serviço de
atendimento ao usuário que recebe as ocorrências de primeiro nível no ambiente
de trabalho da Tracbel quanto ao uso dos recursos de TI compostos por sistemas
operacionais, bancos de dados e hardwares. Esse controle aumentará o
gerenciamento dos incidentes, requisições e seus respectivos impactos.
Com integração total à oferta de
Service Desk, a Sonda IT fornecerá uma operação no modelo de Acordo de Nível de
Service (SLA) com suporte técnico local especialmente para a estrutura
localizada em Contagem, Minas Gerais.
De acordo com Barros, a expectativa da
companhia com a contratação dos serviços da Sonda IT é garantir o sucesso do
ambiente de gestão em relação à governança de TI. “Esperamos ter um ambiente
controlado e com segurança, onde o usuário vai acessar com qualidade todos os
recursos necessários para obter respostas ágeis e rápidas, proporcionando uma
operação segura e eficaz”, finaliza o executivo.