ZACARIAS VEÍCULOS OBTÉM RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO NA PRIMEIRA ANÁLISE COM O USO DA SOLUÇÃO DE BUSINESS INTELLIGENCE DA TARGIT

Concessionária de veículos paranaense garante agilidade e embasamento das informações através de uma solução que os apóia na tomada de decisão e visa a expansão mais rápida dos seus negócios

Antecipar-se aos concorrentes e entender as inúmeras variáveis que regem o andamento do mercado são formas seguras de medir a efetividade de sua operação e, mais precisamente, buscar melhores resultados para os negócios. Obter essa agilidade comercial em tão pouco tempo é o sonho de consumo de qualquer empresa.
Sonho que virou realidade na Zacarias Veículos, concessionária paranaense especializada em revendas de veículos da marca General Motors, após implementar a solução de Business Intelligence da Targit em suas lojas. O escopo do projeto foi definido por ordem de necessidade, e a melhora do desempenho dos negócios na operação da rede de 14 concessionárias foi o primeiro da lista.
Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) apontam que a venda de veículos até o mês de outubro desse ano supera em 5,64% o volume do mesmo período de 2010. Segundo Kleber Ravaneda, diretor financeiro da rede Zacarias, devido a ascensão do mercado automobilístico a solução da Targit veio em um bom momento para apoiar o crescimento da companhia.
“Antes do BI da Targit, cada gerente buscava dados de forma individual e reunia informações de trabalho em controles pessoais como planilhas ou anotações em papel, o que ocasionava falta de informações centralizadas e diferentes dados sobre a empresa”, pontua Ravaneda.
O BI da Targit, que tem como principal característica a facilidade de uso da ferramenta e o retorno rápido do investimento realizado, surpreendeu os executivos da Zacarias, pois a empresa conseguiu alcançar o retorno integral do investimento logo na primeira análise. “A partir do primeiro diagnóstico foi possível identificar oportunidades de melhorias no nosso negócio. Além disso, o fato da equipe da Zacarias ter sido motivada ao observar que o acesso rápido aos dados assertivos é o resultado de informações compartilhadas por eles é outro ponto favorável ao negócio. Colaboradores de diversas áreas da empresa entenderam a importância do compartilhamento de suas informações, o que resulta a inteligência diferenciada do negócio extraído por meio da ferramenta de BI”, complementa Ravaneda.
A rapidez sentida no retorno do investimento também foi conseqüência do projeto. Todo o planejamento e definição de escopo, assim como o estudo de viabilidade, aspectos comerciais e técnicos e a aderência às necessidades da Zacarias foram discutidos entre a rede de concessionárias e a Targit, o que possibilitou uma implementação sem margem de erro e, consequentemente, mais rapidez no uso efetivo da tecnologia.
Para o CEO da Targit Brasil, Allan Pires, obter um resultado significativo de uso da tecnologia de BI em um mercado que está crescendo acima do PIB neste ano é um importante termômetro para demonstrar a efetividade de uso da solução, que em menos de quatro meses de uso possibilitou o retorno do investimento a Zacarias Veículos.