Faz muito sentido para
as empresas de e-commerce terceirizarem serviços de otimização de mecanismos de
busca (SEO) à empresas especialistas nesse assunto. Afinal, as ferramentas de
SEO utilizadas são altamente técnicas e o know-how é bem específico.
O número de empresas que
prestam esse serviço teve um aumento de 45% nos últimos anos mas, no entanto, é
necessário ter muito cuidado com o tipo de empresas que prometem resultados
impressionantes em pouco tempo, contando com a falta de conhecimento dos
clientes sobre esse assunto.
Por isso, elaborei um
guia com pontos importantes para serem levados em consideração na hora de contratar
uma empresa especializada em SEO.
Primeiro sinal:
Promessas que são boas demais para ser verdade;
Tome muito cuidado com
empresas que garantem primeira posição no resultado dos buscadores . O próprio
Google adverte no seu guia de marketing de busca que ninguém pode garantir
primeira posição no Google. Existem ainda empresas que prometem esse resultado
em 30 dias!
As empresas mais sérias
do ramo não fazem esse tipo de apelo ou qualquer outra promessa que parece boa
demais para ser verdade.
Segundo sinal: Uso de
técnicas de “segunda mão”;
Para conseguir
posicionar o site de uma empresa nas primeiras posições, algumas empresas
utilizam técnicas para enganar os mecanismos de busca, práticas não
recomendadas pelo Google, que podem afetar a longo prazo, a sua empresa.
Técnicas “destrutivas”
como lotar as páginas com palavras chaves, sem a intenção de criar conteúdo de
valor para os usuários ou usar textos “invisíveis”
(palavras brancas sobre
o fundo branco) são alguns exemplos dessas técnicas de “segunda mão” que
podem resultar em uma penalização e prejudicar a reputação das empresa.
Terceiro sinal:
Direcionar tráfego irrelevante para os sites;
Uma melhora no
posicionamento do site ou aumento do fluxo de visitantes não representam
necessariamente o sucesso da estratégia de SEO. Para avaliar se a empresa foi
realmente eficaz você precisa verificar quanto, de fato, o trabalho de SEO
gerou mais negócios.
Algumas métricas
interessantes que deveriam ser levadas em consideração seriam a geração de
novos leads, vendas, taxa de conversão do site e até mesmo o tempo que o
usuário gasta no site.
Quarto sinal: Criar
conteúdos de baixa qualidade;
Quando se trata de SEO,
criar conteúdo relevante e útil para os leitores é essencial para se ter
um bom resultado. Algumas consultorias não profissionais podem recomendar
algumas práticas como copiar conteúdo de sites bem posicionados, postar
comentários falsos de clientes supostamente satisfeitos ou criar conteúdo
exclusivamente com palavras – chave repetidas. Especialistas apontam que
devemos evitar esse tipo de empresa para o bom andamento dos negócios.
Quinto Sinal: Oferecer
um serviço único, sem manutenção;
Tenha em mente que o SEO
não é um projeto pontual e sim um processo contínuo. O conteúdo deve ser
constantemente atualizado e as estratégias modificadas de acordo com a
tendência de mercado e métricas de performance. Inclusive, os mecanismos dos
buscadores têm seus algoritmos constantemente modificados, gerando flutuações
no posicionamento dos sites.
É necessário que a sua
empresa tenha um relacionamento de longo prazo, uma boa comunicação e
comprometimento com a empresa que presta consultoria em SEO para você. Se
você não estiver conseguindo ter esse tipo de abertura, creio que está na hora
de procurar um novo parceiro.
Renata Eiko é gerente de marketing da Vertis,
companhia especializada em soluções de negócios baseadas em tecnologia web.