GRUPO GFT APRESENTA APLICATIVOS FINANCEIROS NA CeBIT 2012


Companhia demonstra o uso de seus aplicativos financeiros durante a maior feira tecnológica do mundo, que acontece de 6 a 10 de março de 2012, em Hanover, na Alemanha

Soluções bancárias móveis seguras e amigáveis já são utilizadas como critérios de avaliação para um crescente número de clientes quando estão decidindo pela escolha de um banco. Segundo análises de mercado, este ano cerca de um quinto de todas as transações bancárias serão realizadas utilizando dispositivos móveis, como smartphones ou tablets.
Pensando neste novo movimento de mercado, o Grupo GFT, fornecedor internacional líder de soluções e serviços inovadores de TI para o setor financeiro, irá demonstrar durante a CeBIT 2012 uma série de aplicativos móveis modulares que satisfazem tanto as necessidades dos bancos como de seus clientes.
As aplicações que serão apresentadas são baseadas em uma arquitetura multi-plataforma, característica importante para garantir a viabilidade futura dos aplicativos móveis. Afinal, segundo o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, ainda não é certo quais as plataformas de hardware ou software para a internet móvel se estabelecerão em longo prazo. Isso também significa que elas podem ser facilmente integradas em aplicativos que tenham estrutura modular.
A gama de produtos inclui ferramentas para pagamentos móveis, como a verificação fotográfica de transferências e métodos seguros de transferências via SMS. Um outro produto permitirá aos clientes autorizar transações utilizando métodos biométricos, como o reconhecimento de voz. No futuro, essa solução pode tornar  desnecessário o uso dos números PIN e TAN.
Além disso, a companhia também demostrará uma aplicação para consultoria financeira móvel. Intitulada “a-touch”, a nova solução bancária é uma ferramenta baseada em touch-screen para os segmentos de Privante Banking e Wealth Management. Esse serviço permite que produtos financeiros complexos possam ser facilmente ilustrados, além de identificar qualquer mudança na estratégia de investimento atual e documentá-la para cumprir os requisitos legais.
Os clientes das instituições financeiras, segundo Santos, estão cada vez mais utilizando todos os canais de venda disponíveis oferecidos por seus bancos. “Tanto o banco como o consultor do cliente precisam ter toda a informação na ponta dos dedos – no banco, na casa do cliente ou na estrada”, explica Santos.
De acordo com o CEO do Grupo GFT, Ulrich Dietz, é essencial que os bancos enfoquem em seus serviços critérios tão importantes para os clientes, como a segurança e facilidade de uso. “O lema deste ano para a maior feira de TI do mundo - ‘Managing Trust’ - é particularmente importante para fornecedores de serviços financeiros, visto que as aplicações móveis darão aos bancos uma vantagem sobre a concorrência e fortalecerão seus esforços para retenção de clientes”, explica o executivo.
 “A facilidade com que um aplicativo pode ser integrado a uma infra-estrutura de TI já existente é muitas vezes decisiva para os bancos, já que eles podem facilmente cortar seus custos atuais de desenvolvimento em até três vezes”, finaliza Santos.



A GFT irá apresentar suas soluções no Pavilhão 16 da feira CeBIT, em Hanover, na Alemanha, de 6 a 10 de março de 2012. O espetacular design do salão foi especialmente criado por artistas de renome para os finalistas da CODE_n – um concurso de inovação iniciado pela GFT, onde mais de 400 start-ups, empreendedores e pioneiros de TI de 42 países apresentaram suas ideias de negócios sob a temática “Shaping Mobile Life”. As 50 melhores ideias agora terão a oportunidade de apresentar seus conceitos para especialistas da indústria de TI na CeBIT. O vencedor irá receber o prêmio no valor de 25.000 euros.