GRUPO GFT LANÇA PACOTE DE INICIATIVAS MÓVEIS PARA O SETOR FINANCEIRO


Objetivo da empresa é tratar as soluções móveis como um componente fundamental da estratégia de produtos e serviços das instituições financeiras

Informações ágeis, serviços modernos e processamento digital seguro são os principais focos quando o assunto gira em torno de serviços financeiros remotos que conquistam a confiança dos clientes. Pensando em facilitar esse caminho para o mundo remoto e digital, o Grupo GFT, fornecedor internacional líder de soluções e serviços inovadores de TI para o setor financeiro acaba de lançar um pacote de iniciativas que visa tratar as soluções móveis como um componente fundamental da estratégia de produtos e serviços das instituições financeiras.
A tendência, de acordo com country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, é que os serviços bancários on-line se transformem em critérios-chave na escolha de um banco. “Os aplicativos inovadores podem ajudar os bancos tradicionais a ganharem pontos com seus clientes perante seus concorrentes”, explica.
No entanto, prossegue ele, disponibilizar informações por si só não chamará a atenção da geração móvel, que espera serviços abrangentes, funções de alto valor agregado e facilidade nas transações. É preciso que um aplicativo bancário ofereça todas as mais importantes características do banco via internet, tais como procura por agências, gerenciamento de contas, consultas e transações financeiras, somado a um diferencial competitivo, como, por exemplo, os serviços de informação em tempo real que dão ao usuário atualizações sobre diferentes ações e indicam quando tais ações atingiram certos limites de compra/venda pré-estabelecidos.
E, justamente neste contexto, a GFT notou que muitos bancos ainda não possuem uma estratégia de vendas multicanal, que determine qual conteúdo oferecer, por qual canal e quais contratos ou redução de custos operacionais pretende-se atingir.
O novo leque de produtos e serviços financeiros on-line oferecido pela GFT abrange desde a consultoria de negócios – incluindo a análise da estrutura do cliente, o desenvolvimento de processos, a escolha de soluções, tecnologias e produtos adequados – à consultoria em tecnologia, que desenvolve aplicações móveis e trata de sua implementação técnica.
No portfólio desenvolvido pela companhia, protótipos reais são utilizados para mostrar como os bancos podem transformar seus produtos e serviços tradicionais em soluções on-line voltadas para usuários finais, assim como desenvolver funções novas e complementares.
Durante as discussões com os consultores da GFT, as instituições financeiras podem testar vários modelos de serviço e interação com o usuário, desenvolvendo uma estratégia de negócio que detalhe como os serviços bancários on-line podem aumentar a fidelização dos clientes e o número de contratos assinados. Além disso, de acordo com Santos, é fundamental estar sempre atualizado com as inovações desenvolvidas pelo mercado e posicionar-se como um parceiro financeiro de vanguarda.
O portfólio de produtos e serviços da GFT ainda inclui consultoria em questões relacionadas à tecnologia e segurança, como sistemas operacionais, plataformas, dispositivos e canais relevantes para os serviços financeiros remotos. O foco dessas consultorias tem sido os smartphones. No entanto, iPads e outros modelos de tablets estão se tornando cada vez mais importantes e, para garantir a viabilidade futura, a GFT recomenda uma arquitetura compatível com diferentes plataformas.
Segundo Santos, a segurança da informação não deve ser negligenciada. “Como garantir a autenticação e proteção das informações? Um dos sistemas de identificação mais utilizados em bancos online, a identificação eletrônica por número de protocolo, comumente utilizada para autenticar transações financeiras, já é considerada obsoleta e, neste sentido, a GFT está trabalhando em sistemas alternativos,como a identificação biométrica por voz”, explica.
O rápido desenvolvimento tecnológico de aplicativos móveis, segundo o executivo, oferece grandes oportunidades para o setor financeiro capturar novos clientes com soluções inovadoras e seguras. “Nós temos um excelente conhecimento para ajudar os bancos a usarem essas tendências no desenvolvimento de novos modelos de negócios, solidificando a confiança dos clientes em seus produtos”, finaliza Santos.