Objetivo
da empresa é tratar as soluções móveis como um componente fundamental da
estratégia de produtos e serviços das instituições financeiras
Informações ágeis,
serviços modernos e processamento digital seguro são os principais focos quando
o assunto gira em torno de serviços financeiros remotos que conquistam a
confiança dos clientes. Pensando em facilitar esse caminho para o mundo remoto
e digital, o Grupo GFT, fornecedor internacional líder de soluções e serviços
inovadores de TI para o setor financeiro acaba de lançar um pacote de
iniciativas que visa tratar as soluções móveis como um componente fundamental
da estratégia de produtos e serviços das instituições financeiras.
A tendência, de acordo
com country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, é que os serviços
bancários on-line se transformem em critérios-chave na escolha de um banco. “Os
aplicativos inovadores podem ajudar os bancos tradicionais a ganharem pontos
com seus clientes perante seus concorrentes”, explica.
No entanto, prossegue
ele, disponibilizar informações por si só não chamará a atenção da geração
móvel, que espera serviços abrangentes, funções de alto valor agregado e
facilidade nas transações. É preciso que um aplicativo bancário ofereça todas
as mais importantes características do banco via internet, tais como procura
por agências, gerenciamento de contas, consultas e transações financeiras,
somado a um diferencial competitivo, como, por exemplo, os serviços de
informação em tempo real que dão ao usuário atualizações sobre diferentes ações
e indicam quando tais ações atingiram certos limites de compra/venda
pré-estabelecidos.
E, justamente neste
contexto, a GFT notou que muitos bancos ainda não possuem uma estratégia de
vendas multicanal, que determine qual conteúdo oferecer, por qual canal e quais
contratos ou redução de custos operacionais pretende-se atingir.
O novo leque de produtos
e serviços financeiros on-line oferecido pela GFT abrange desde a consultoria
de negócios – incluindo a análise da estrutura do cliente, o desenvolvimento de
processos, a escolha de soluções, tecnologias e produtos adequados – à
consultoria em tecnologia, que desenvolve aplicações móveis e trata de sua
implementação técnica.
No portfólio
desenvolvido pela companhia, protótipos reais são utilizados para mostrar como
os bancos podem transformar seus produtos e serviços tradicionais em soluções
on-line voltadas para usuários finais, assim como desenvolver funções novas e
complementares.
Durante as discussões
com os consultores da GFT, as instituições financeiras podem testar vários
modelos de serviço e interação com o usuário, desenvolvendo uma estratégia de
negócio que detalhe como os serviços bancários on-line podem aumentar a
fidelização dos clientes e o número de contratos assinados. Além disso, de
acordo com Santos, é fundamental estar sempre atualizado com as inovações
desenvolvidas pelo mercado e posicionar-se como um parceiro financeiro de
vanguarda.
O portfólio de produtos
e serviços da GFT ainda inclui consultoria em questões relacionadas à
tecnologia e segurança, como sistemas operacionais, plataformas, dispositivos e
canais relevantes para os serviços financeiros remotos. O foco dessas
consultorias tem sido os smartphones. No entanto, iPads e outros modelos de
tablets estão se tornando cada vez mais importantes e, para garantir a
viabilidade futura, a GFT recomenda uma arquitetura compatível com diferentes
plataformas.
Segundo Santos, a
segurança da informação não deve ser negligenciada. “Como garantir a
autenticação e proteção das informações? Um dos sistemas de identificação mais
utilizados em bancos online, a identificação eletrônica por número de
protocolo, comumente utilizada para autenticar transações financeiras, já é
considerada obsoleta e, neste sentido, a GFT está trabalhando em sistemas
alternativos,como a identificação biométrica por voz”, explica.
O rápido desenvolvimento
tecnológico de aplicativos móveis, segundo o executivo, oferece grandes
oportunidades para o setor financeiro capturar novos clientes com soluções
inovadoras e seguras. “Nós temos um excelente conhecimento para ajudar os
bancos a usarem essas tendências no desenvolvimento de novos modelos de
negócios, solidificando a confiança dos clientes em seus produtos”, finaliza
Santos.