CODE_n, UM NOVO CONCEITO DE EXPOSIÇÃO DEDICADO ÀS IDEIAS MÓVEIS DO FUTURO


Iniciado pela GFT, o concurso se celebra na feira tecnológica CeBIT, que este ano tem o Brasil como país parceiro


O pavilhão 16 da  CeBIT, em Hanover, é  notavelmente diferente dos outros, tanto em sua arquitetura como  em seu conteúdo. O artista Tobias Rehberger e o  arquiteto Jürgen Mayer H. transformaram os 3.500 metros quadrados deste espaço em um ambiente inspirador que será a casa dos 50 finalistas do concurso internacional CODE_n12, onde apresentam as suas ideias para a vida e o trabalho baseadas na mobilidade. 
"A Alemanha deve tornar-se um importante centro de Tecnologia da Informação (TI) de vanguarda no mundo", diz o iniciador da CODE_n, Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT. “O aproveitamento de comunidades de inovação pode fazer muito mais do que a maioria das pessoas acredita na situação econômica em que vivemos”, complementa Dietz. O tema abordado tanto pelo concurso CODE_n como no design do pavilhão é "Shaping Mobile Life", dando forma à vida móvel.
Ao entrar na sala, os visitantes se veem imersos em uma paisagem de letras prateadas gigantes e uma rede de linhas de cores neon. Não é um estande típico de uma feira tecnológica. As paredes deste pavilhão dedicado à inovação estão perfuradas no sentido literal. Com este projeto, os desenvolvedores criaram um espaço que dá substância arquitetônica à ideia de inovação, com um ambiente jamais visto em uma feira de TI.
Neste cenário inspirador, os visitantes da CeBIT podem chegar a conhecer os jovens empresários criativos  que exibem suas ideias de negócios móveis. Além disso, também podem desfrutar de uma programação repleta de eventos interessantes que incluem os estandes da CODE_n: apresentações de especialistas em TI e discussões em mesas redondas sobre temas que antecipam o futuro. Tudo isso acontecerá no Club CODE_n verde, no centro do pavilhão.

Um cenário único para uma iniciativa extraordinária

A competição internacional sobre inovação CODE_n foi concebida por Ulrich Dietz, empresário e CEO do Grupo GFT. "Agora nos encontramos no início da transformação da economia de um ambiente real para o digital. Essas mudanças afetarão todas as facetas de nossas vidas cotidianas, em casa e no trabalho. Meu objetivo com a CODE_n é apoiar jovens talentos e dar-lhes uma plataforma para suas ideias ", diz Dietz, conhecido na indústria de TI pela sua paixão pelo que é avançado. “A arte, em sua função de atrair a atenção, é a ferramenta para tornar as pessoas conscientes de que nossas percepções, nosso uso dos objetos e nossas vidas diárias estão mudando através do uso de tecnologias digitais móveis”, afirma Dietz.
A CODE_n espera converter-se em um local chave para a inovação. A CeBIT, feira líder sobre a economia digital e parceira da CODE_n, é o lugar perfeito para iniciantes e novos talentos fazerem sua estréia. Na CeBIT podem unir-se e apresentar suas ideias ao mundo com a mensagem: "Aqui, o mundo móvel está em casa."
O conceito móvel da CODE_n também se extende além do pavilhão 16. A Mia Electric forneceu cinco carros elétricos para serem utilizados como um serviço de transporte para os parceiros da CODE_n durante a CeBIT, além de fazer publicidade para atrair os visitantes a assistir a CODE_n, onde quer que se encontrem dentro do evento.
O pavilhão da CODE_n será também o cenário de uma série de inovações técnicas. A Fujitsu Technology Solutions, um dos parceiros do concurso, estreará seus novos tablets Android durante o evento. Na verdade, os finalistas da CODE_n utilizarão os tablets para apresentar suas ideias inovadoras de negócio. E os visitantes que estão dispostos a assinar um acordo de confidencialidade poderão também conferir o programa “Client of the Future”, que funciona com o novo Windows 8 e é controlado por gestos e touch-screen, além de poder provar a última geração de computadores LIFEBOOK.

E o vencedor é...

Às 18h horas do dia 8 de março acontece o momento mais aguardado, quando se entrega o prêmio CODE_n12 no pavilhão 16. Quem ganhará? O serviço para compartilhar carros que converte veículos particulares em carros de aluguel? Ou a ferramenta digital desenvolvida por um dos finalistas de Singapura para informar sobre corrupção?
“Estamos muito impressionados com a diversidade das engenhosas ideias, o que faz com que a escolha de apenas um ganhador seja uma tarefa muito difícil”, diz o membro do júri Peter Weibel, da ZKM Center of Art and Media, da cidade alemã de Karlsruhe. Dos mais de 400 participantes do concurso, 50 finalistas procedentes de 9 países foram selecionados e convidados a apresentar suas ideias na CeBIT, onde competirão pelo prêmio CODE_n12.
Na noite da premiação, os finalistas estarão na expectativa de que o júri anuncie o ganhador do premio de 25.000 euros. Por outro lado, Carlos Eres, diretor geral da GFT na Espanha, se mostra contente de que existam três empresas espanholas entre as 50 finalistas e comenta “as inovações em TI são globais. Se originam em qualquer lugar e podem ter êxito em todo o mundo. Por isso, esperamos que muitas empresas espanholas se animem em participar de concursos como o CODE_n para ganhar visibilidade”.
O vencedor do prêmio CODE_n12 receberá, também, dois anos de assessoramento profissional e apoio de especialistas em gestão e tecnologia que fazem parte de empresas associadas ao CODE_n, uma das quais é a auditora e consultora Ernst & Young. “Conhecer todas estas ideias e projetos diferentes é realmente emocionante e estamos ansiosos para ver, talvez, uma delas se posicionando como uma empresa de TI importante a nível internacional”, diz Gerhard Müller, sócio da Ernst & Young.
“Hoje, mais do que nunca, a prosperidade e o sucesso econômico dependem de que se ofereça oportunidade de desenvolvimento  às empresas jovens com ideias inovadoras. Por isso é essencial, por motivos sociais, ajudar estas empresas a alcançar o sucesso a apoiá-las em seu crescimento”, explica Müller.
Bernhard Rohleder, CEO da BITKOM, associação alemã das empresas de TI, telecomunicações e novas mídias, ressalta a importância de iniciativas como o CODE_n e sua capacidade de criar tendências. "Se você quiser apoiar a inovação, precisa entender como a grama cresce. Um concurso como o  CODE_n é a melhor maneira de se fazer isso. Permite às ideias atrair investimento e às novas empresas trabalhar com parceiros experientes para que jovens empreendedores tenham a certeza de transformar sua inovação em sucesso financeiro”, pontua Rohleder.
O diretor da CeBIT, Frank Pörschmann,  está  impressionado com a criatividade e empenho demonstrado pelas start-ups. "A inovação é o coração do mundo digital e a CODE_n coloca este coração na mira e mede o pulso do futuro digital móvel. Tudo isso mostra o enorme potencial criativo de empresas jovens e inovadoras, assim como a confiança e o dinamismo que fazem com que esta indústria seja uma pioneira no mundo do amanhã. Se deseja descobrir o espírito do mundo móvel que nos espera em um ambiente de alta tecnologia, o pavilhão 16 é o lugar certo para estar”, finaliza Pörschmann.
Para obter mais informações sobre o CODE_n visite www.code-n.org