MEGASUL SISTEMAS FIRMA PARCERIA COM BLUSOFT PARA FORMAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO


Software house especializada no desenvolvimento de sistemas de gestão para o comércio varejista adere a programas de formação de mão de obra especializada da Blusoft para absorver profissionais em seu quadro de funcionários


Caracterizada como um pólo de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), tendo sido, inclusive, berço de dezenas de empresas de renome nacional na área de tecnologia, a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, abriga hoje mais de 600 empresas desse setor.  Com um crescimento médio de 20% ao ano, as companhias começaram a enfrentar o problema da escassez de mão de obra na região.
Para suprir essa carência e, consequentemente, eliminar a ameaça ao seu crescimento sustentável, a Megasul Sistemas estabeleceu uma parceria com o Polo Tecnológico de Informação e Comunicação da Região de Blumenau – Blusoft – para aderir aos programas Entra21 e FORTIC.
Ambos atacam de forma diferenciada o mesmo problema: a falta de profissionais especializados no setor de TIC em Blumenau e região. O Entra21, de acordo com a Blusoft, trata-se de um projeto social financiado com recursos públicos e privados que objetiva o encaminhamento de jovens de baixa renda para empregos de qualidade na área de TIC.
“O programa, além de deter um caráter social, sendo totalmente gratuito para o aluno, incluindo material didático e transporte, também oferece uma alternativa para atender a demanda por mão de obra especializada na região”, explica o diretor de tecnologias e operações da Megasul Sistemas, Bruno Tiergarten.
Já o objetivo do FORTIC é buscar os melhores talentos baseando-se numa rigorosa seleção com testes e entrevistas. O perfil do candidato é definido pelas empresas que aderem ao programa e, ao longo do treinamento, há etapas eliminatórias.
De acordo com Tiergarten, a Megasul investiu, nos últimos dois anos, mais de R$100 mil nos dois programas, absorvendo seis colaboradores que ingressaram na companhia como estagiários e hoje já atuam como funcionários da área de desenvolvimento.
Além de aderir aos programas, a companhia também faz parte do Comitê de Conselheiros, que, por meio de estudos e pesquisas promovidas pelo Blusoft, executa e gerencia atividades associativistas das empresas de software de Blumenau, agindo sob o foco do interesse comum.