SONDA IT APOIA EXPORTADORES AO TRANSMITIREM SEUS PROCESSOS NO NOVOEX


O novo Siscomex Exportação WEB, conhecido também como NOVOEX, veio para facilitar os processos de exportações e incentivar o ingresso de pequenas e médias empresas no cenário do comércio internacional. Essa atualização do sistema foi essencial nesta fase econômica do país, onde as exportações brasileiras tem aumentado expressivamente devido ao surgimento de novas tecnologias e meios de comunicação.
Para o coordenador do produto Pw.CE da unidade de Aplicativos da Sonda IT, maior empresa latino-americana de TI, Alexandre Gera, a tecnologia que o Governo usava era obsoleta, o sistema foi ao ar em 1993 para substituir a documentação em papel, mas já estava na hora desse sistema ser transferido para a Internet.

Veja entrevista na íntegra:

Qual o impacto no cenário de exportação no país? E nas empresas?
“Os principais impactos no país são relacionados ao aumento na facilidade de escoar a mercadoria, aumento do número e qualidade das informações, facilitar o processo para os pequenos e médios exportadores e é claro o aumento da entrada de capital estrangeiro. Já nas empresas os ganhos são de tempo, redução de custos no processo de exportação, maior confiabilidade nas transmissões, aumento de compliance, maior qualidade no dado e maior facilidade para extrair relatórios, informações gerenciais, etc.”

Qual o diferencial do PW.CE Novoex, se tratando das novas obrigatoriedades impostas por essa transição?
“A obrigatoriedade foca no upload dos arquivos contendo os dados de exportação e no download com o retorno dessas informações, apontando se foi ou não aprovada a exportação pelo governo ou quais os procedimentos acusados no Órgão responsável. O diferencial do aplicativo desenvolvido por nós, é não usar um browser (Internet Explorer, Chrome, Firefox) para interpretar e processar o cenário acima, evitando que oscilações comuns aos ambientes de internet influenciem nas transmissões, é como ‘caminhar por uma rua sem buracos’, mas não impede que o site do Governo fique indisponível, por exemplo.”

Em quais aspectos o PW.CE Novoex otimiza o tempo na geração dos documentos para exportar? É possível exemplificar?
“O Novoex processa os registros em lote de forma muito mais rápida que o antigo Siscomex, que necessitava que o processo fosse ‘digitado por um robô simulando um humano’. Por exemplo, processos com cem (100) itens, que antes eram registrados em horas agora são processados em minutos, agilizando o processo de documentação que influencia no escoamento físico da mercadoria.”

Quais praticidades a empresa terá ao utilizar o PW.CE Novoex?
“Com o Pw.CE Novoex a empresa exportadora passa a transmitir seus REs de forma online com o SAP, ganhando tempo, confiabilidade na informação, rastreabilidade e diminuindo seus custos.”

O que muda para quem já era usuário do PW.CE?
“Para o usuário final mudou muito pouco, como nomes de campos ou a inclusão de novos status de transmissão. Dessa forma o tempo de geração do documento é otimizado, facilitando o processo para a empresa e seus usuários.”

Como é feito o processo de emissão de R. E. e DDE no PW.CE Novoex?
“No Pw.CE existem funcionalidades focadas nessas fases e documentos, já conhecidas dos usuários, e o RE passa a ser transmitido online para o Novoex enquanto a DDE é transmitida para o antigo Siscomex, que ainda ficará no ar por tempo indeterminado para essa operação. Uma curiosidade é que os nossos aplicativos que transmitem os processos de forma online para o novo e o antigo Siscomex podem conviver tecnicamente no mesmo servidor, mesmo com a evolução tecnológica.”

Houve redução de riscos?
“No sistema anterior, era usado um link dedicado, que não continha riscos, mas a possibilidade de alguém alterar o dado depois, manualmente, era maior, abrindo margem para possíveis faltas de rastreabilidade. As chances de alguém alterar os dados agora são muito menores, senão nulas.”