GRUPO GFT INVESTE NO 1º CENTRO DE COMPETÊNCIA DO BRASIL ESPECIALIZADO NA FERRAMENTA GOOGLE WEB TOOLKIT


Provedor global de soluções de TI para o setor financeiro investe na agilidade de seus projetos com o lançamento de seu centro de competência dedicado ao uso da ferramenta de desenvolvimento web do Google  

A apresentação das informações na internet está cada vez mais alinhada aos hábitos da Geração C (Connected Collective). Sua capacidade de conectar e compartilhar provoca uma avalanche de informações na internet, adicionando ‘tera-peta-bytes’ de novos textos, imagens, gráficos, planilhas, audios e vídeos em uma base contínua e cooperativa. Os usuários deste fenômeno invariavelmente cresceram no ambiente 2.0, no qual as ferramentas são intuitivas e de fácil utilização.
Atento aos rumos dessa geração em relação ao uso da internet e das novas tecnologias, o Grupo GFT, provedor global de soluções de TI para o setor financeiro, que é reconhecido no mercado por detectar e promover aplicações de Tecnologia da Informação de vanguarda, acaba de lançar no Brasil seu centro de competência focado no desenvolvimento de projetos baseados em Google Web Toolkit (GWT), que tem como o objetivo acelerar o desenvolvimento de aplicações web.
Entre as vantagens apresentadas pela GFT que são inerentes ao GWT está a redução das horas investidas em cada projeto, bem como a diminuição do envolvimento de diferentes especialistas. Além disso, a aplicação resultante permite ao usuário final uma experiência mais agradável. 
Tradicionalmente aplicações web de vanguarda demandam vasto emprego das técnicas e tecnologias popularmente denominadas AJAX/RIA. Estas demandam profissionais de diversas especialidades, tais como HTML/CSS, JavaScript ou ainda ferramentas como Flex/Flesh. A resultante destas combinações é uma aplicação pouco estruturada e de alta complexidade de manutenção.
Diante desse cenário, o GWT facilita a programação. Com ele é possível trabalhar na construção e manutenção de aplicativos usando o JAVA e a própria tecnologia GWT converte o código JAVA em código Javascript  e HTML, funcionando automaticamente em todos os principais browsers do mercado, como Internet Explorer, Firefox e Safari.
Segundo Constantino Cronemberger, arquiteto do núcleo GWT da GFT, a ferramenta do Google é muito mais do que um simples framework. “Trata-se de um kit revolucionário que permite uma maior produtividade para os programadores e muito mais desempenho para os usuários”, afirma ele.
Para os projetos GWT, o Grupo GFT contabiliza recursos de alta especialização no Brasil. “Com o uso GWT, é reduzido tanto o número de especialistas necessários para se dedicar a um projeto web, quanto o tempo de desenvolvimento”, avalia Cronemberger.
A GFT está desenvolvendo uma suíte de ferramentas com foco no mercado brasileiro para facilitar ainda mais o uso do GWT. “Esse conjunto de bibliotecas vai auxiliar no desenvolvimento de novas aplicações, tornando os processos ainda mais fáceis, rápidos e com melhor qualidade de desenvolvimento. Em outras palavras, não será necessário reinventar a roda. As funcionalidades que utilizamos com frequência já estarão disponíveis na suíte de ferramentas”, aponta o arquiteto do núcleo.
De acordo com o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, o uso do GWT vai ao encontro das aplicações 2.0 e, consequentemente, das exigências de comunicação da Geração C. “Devemos pensar com urgência em novas formas de se trabalhar e oferecer conteúdos para satisfazer as pessoas que são totalmente familiarizadas com ambientes 2.0 e estão sempre em busca de melhores recursos” finaliza Santos.