Grupo GFT aposta na transferência bancária via SMS


Para companhia, novo método de pagamento móvel é um alicerce para a bancarização no País

Por acreditar no potencial dos dispositivos móveis, que têm revolucionado a maneira de se comunicar, o Grupo GFT, provedor global de soluções de Tecnologia da Informação para o setor financeiro, lançou um protótipo que promove uma nova realidade na forma de fazer pagamentos e no gerenciamento das finanças. A solução, chamada de SMS Cash, é um aplicativo bancário móvel que permite realizar pagamentos e transferências bancárias através de smartphones ou tablets.
O funcionamento do software é simples: o usuário acessa a aplicação bancária através de seu celular e envia o código de transação para o dispositivo móvel do recebedor. Este, por sua vez, se dirige a um caixa eletrônico do banco do emissor, digita o código enviado por SMS e faz o saque autorizado pelo servidor do banco. O usuário também pode enviar o código ao celular do recebedor através de um caixa eletrônico ou uma agência bancária.
Essa aplicação, segundo o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, fortalece as perspectivas da bancarização no País, onde, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), há 130 celulares para cada 100 habitantes.
“Num País em que o número de telefones celulares já ultrapassou o número de habitantes, é chegada a hora dos bancos identificarem neste quociente uma oportunidade para novos métodos de pagamento, especialmente nas regiões em que a infraestrutura dos bancos não chega ou é falha”, alerta Santos, acrescentando que a tecnologia permite a um proprietário de uma conta bancária enviar dinheiro a outras pessoas sem que estes tenham necessidade de possuir uma conta própria.