Sonda IT suporta todos os sistemas da Michelin na América do Sul



Integradora investiu R$1 milhão em novo núcleo de serviços externos para suportar aplicações de TI da Michelin localizadas em seis países

A Michelin, companhia global com mais de 100 anos de existência e uma das líderes mundiais na fabricação e comercialização de pneus, contratou a Sonda IT, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, para suportar toda a gestão de suas aplicações na América do Sul.
O contrato de Serviços de Gerenciamento de Aplicativos - AMS (Application Management Services) - foi acordado para vigorar por três anos e meio, com término em dezembro de 2014. A demanda do acordo refletiu na abertura de um novo site da Sonda IT para atender exclusivamente às necessidades da fabricante de pneus.
Localizado no Rio de Janeiro, próximo ao escritório central da Michelin, na Barra da Tijuca, o novo site é composto por uma equipe de 39 profissionais que realizam toda a manutenção, desenvolvimento e implementação de aplicações da Michelin no Brasil, Chile, Argentina, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela. A equipe é complementada por profissionais da Sonda Colômbia, que atendem de perto as demandas da Michelin neste país, compondo um atendimento local nos dois países da América do Sul em que a companhia tem presença industrial.
Vista como estratégica pela Michelin, a área TI, que antes era atendida por 85 diferentes parceiros em nível mundial, passou por um processo de reestruturação e hoje tem apenas cinco fornecedores, incluindo a Sonda IT.
De acordo com o CIO da Michelin para América do Sul, Marcelo Ramires, a redução no número de parceiros se deve a uma nova estratégia de governança da companhia, que requer empresas que atuem em nível mundial. A Sonda IT, apesar de ser uma parceira regional, foi a companhia que melhor apresentou a proposta de suporte e seu contrato de serviços segue as mesmas regras de negócio das companhias globais.
“Acreditamos que um parceiro regional como a Sonda IT fosse mais interessante para suportar nossos sistemas devido à flexibilidade, agilidade, proximidade e ao melhor atendimento e entendimento das nossas necessidades, como as especificidades fiscais e legais”, pontua Ramires, acrescentando que ao todo cerca de 300 aplicações e 6 mil usuários da Michelin são suportados pela Sonda IT.
Outro motivo pela escolha de um parceiro regional está nas ações e diretrizes da empresa para a América do Sul, que são coordenadas pelo Brasil. A participação do Grupo Michelin nesta região é estratégica, sobretudo em termos de potencial de mercado. Até 2015, estão previstos investimentos na casa de 800 milhões de euros, o que trará expansão das fábricas, mais oportunidades de emprego e fortalecimento na participação de mercado da Michelin em todos os segmentos.
A heterogeneidade das aplicações da companhia, segundo Ramires, exige grande variação de profissionais e neste sentido a Sonda IT tem atendido esta demanda full time para quaisquer perfis. “Comparado aos outros profissionais de mercado, a equipe da Sonda IT tem um maior comprometimento e dedicação, tanto é eles têm um profundo conhecimento dos nossos processos e aplicações”, frisa o executivo.
Decorrido quase um ano do contrato, a melhora na qualidade dos serviços já é notável, tanto de desenvolvimento de projetos quanto de indicadores de atendimento ao usuário. “Antes tínhamos chamados que ficavam abertos por mais de um mês sem solução. Hoje, conseguimos melhorar o nível de serviço e de qualidade e os indicadores são solucionados conforme os índices acordados, que não ultrapassam um dia para severidades altas e médias”, confirma Ramires.
Para o diretor de Outsourcing da Sonda IT, Waldir Rodrigues Junior, uma arquitetura robusta, com muita governança em metodologias e processos, exige tanto uma equipe com grande variedade de conhecimentos específicos, como uma equipe de gestão capaz de estabelecer e sustentar um relacionamento de longo prazo com o cliente.
“Em grandes contratos de Application Management, como esse, não só focamos no trabalho técnico de desenvolver e sustentar aplicações, como também apoiando o crescimento e a adaptação de TI para o negócio, agregando conhecimento e sugestões de melhores práticas de mercado. E, com isso, a equipe de TI da Michelin pode focar mais na estratégia de como direcionar a TI para mais perto do negócio.”, finaliza.