A sobrecarga das demandas Fiscais e Contábeis nas empresas e o crescimento da busca pelo BPO



Por Marcos André Tavares Gonçalves

Diante das novidades do Fisco sobre o controle das obrigações acessórias fiscais tributárias, a exemplo do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), mais do que nunca, pessoas e processos são cobrados de forma implacável. Há pouco tempo, algo em torno de seis anos, se alguém iniciasse uma conversa profissional dizendo “no meu tempo”, em referência à área fiscal e contábil de uma empresa, teríamos a certeza de tratar-se de uma pessoa experiente e com vivência nas práticas da empresa. Hoje, esta referência é feita por profissionais novos, que acompanham diariamente as atualizações das exigências do Fisco.
Eu, por exemplo, já passei por algumas empresas e, hoje, ocupo um cargo gerencial na linha consultiva de negócios e posso afirmar que se tivesse sido apresentado a algumas práticas da área fiscal anteriormente, teria, com certeza, otimizado as minhas horas de trabalho desprendidas para a operacionalização dos processos fiscais e contábeis nas empresas. A essas práticas tão eficientes damos o nome de BPO, sigla para Business Process Outsourcing.
As empresas carregam um fardo muito grande para administrar os requisitos da carga tributária e, consequentemente, os custos de operacionalização dos controles imputados. Em um cenário onde em que os detalhes influenciam na capacidade competitiva das companhias, aquelas que apresentarem uma visão ampla e estratégica do seu negócio, conciliando os custos à busca pela qualidade de vida dos seus colaboradores, estarão um passo à frente das demais.
Neste sentido, a busca pela terceirização de processos do negócio, o BPO, cresce satisfatoriamente, pois as empresas precisam de tempo para se dedicarem ao seu core business, passando as atribuições do acompanhamento fiscal a especialistas do setor que, de maneira geral, desoneram cargos gerenciais, uma vez que o trabalho do BPO é uma modalidade em que o serviço é entregue pronto ao cliente.
As publicações do Gartner apontam que a procura por serviços de BPO terão um aumento representativo até 2015, mais uma vez, resultado do grande número de exigências e alterações do Fisco. Fato este que posso reiterar segundo a minha vivência em fechamentos de negócios neste mercado. Esta é mais do que uma tendência, é uma realidade, sendo que a satisfação diante dos resultados que o BPO oferece é o maior catalisador deste crescimento.

Marcos André é gerente de Consultoria Fiscal e Negócios da unidade da Sonda IT no Rio de Janeiro, Integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo plataformas, aplicativos e serviços de TI.