Chilena Sonda fatura US$ 655,9 milhões no primeiro semestre de 2012



Receita expande em 27,1% em relação ao mesmo período do ano anterior, enquanto EBITDA consolidado cresceu 29,5%. Brasil representa 33% do faturamento global, ou seja, R$ 447,8 milhões

            São Paulo, 21 de agosto de 2012 – A chilena Sonda, maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação, com presença em dez países, encerrou o primeiro semestre de 2012 com um faturamento de US$ 655,9 milhões, representando um crescimento de 27,1% em relação ao mesmo período de 2011.
            O lucro operacional totalizou US$ 79,1 milhões, atingindo um aumento de 23%, enquanto o EBITDA alcançou a marca de US$ 109,2 milhões, uma elevação de 29,5%. Já o montante do lucro líquido registrado foi de US$ 48,1 milhões.
            No Brasil, a Sonda IT fechou o semestre com um faturamento de US$ 216,4 milhões, o que representa o valor de R$ 447,8 milhões. Vale ressaltar que o segundo trimestre do ano superou as expectativas, crescendo 17% em relação aos três primeiros meses do ano.
            No quesito novos contratos, o Brasil se destacou entre as demais operações da companhia presente em outros países. Dos US$ 641,3 milhões de novos negócios fechados, a brasileira Sonda IT foi responsável por 44,3% do montante gerado, ficando à frente inclusive da matriz chilena, que registrou 34,9% durante o período.
O Brasil, que é destaque nas operações do Grupo Sonda, não só representou no primeiro semestre o volume de 60,6% do resultado apresentado pelas operações fora do Chile, como também foi responsável no segundo trimestre por 50,2% da receita global da Sonda, tornando-se o país com maior contribuição para as receitas consolidadas no trimestre.
            Segundo Carlos Henrique Testolini, presidente da Sonda IT, mesmo que o mercado brasileiro tenha considerado a presença de uma iminente crise, o segundo trimestre teve melhores resultados se comparado aos três primeiros meses do ano. “O período foi marcado pela concentração de contratos integrados, trazendo para as mãos da nossa companhia inúmeros projetos de clientes que eram atendidos por outros fornecedores”, resume o executivo. 
De acordo com Testolini, entre os setores que elevaram as oportunidades no período estão a indústria, o varejo, o governo e o segmento de telecomunicações, que tem alavancado a divisão de Plataformas da companhia. Na área de Serviços de TI, além dos projetos de integração, a empresa tem se surpreendido com a demanda de soluções que envolvem seu Data Center.
“O mercado está espontaneamente solicitando nossos serviços de BPO (Business Process Outsourcing), que inclui a infraestrutura de Data Center que temos instalada na matriz brasileira, assim como estamos sentindo uma grande evolução nas propostas do SAP Business On Demand, voltado para pequenas operações, que ofertamos com exclusividade na nuvem”, comenta o executivo, que se mostra confiante nos negócios envolvendo a tecnologia da SAP.
“As grandes empresas, por exemplo, já estão amparadas com seus ERPs. Com isso, passaram a demandar por novas soluções, como mobilidade, uma oferta que temos no nosso portfólio, o Sonda IT Mobile Solution. Já na camada de médias empresas, as vendas do software de gestão da SAP continuam aquecidas, pois são operações que precisam se manter competitivas em função do aumento dos investimentos estrangeiros, que as transformam em alvo de aquisições”, conclui Testolini.