Entender o perfil do cliente e oferecer o modelo de nuvem mais aderente ao seu negócio é a proposta da Sonda IT


Integradora leva ao mercado seu portfólio completo para atender a necessidade de cada empresa, rumo à jornada para a nuvem privada, pública ou híbrida

A aposta na nuvem, que promete à grande massa de empresas brasileiras, compostas por pequenas e médias operações, a possibilidade de ampliar sua capacidade de atender demandas de negócio, reduzindo custos, é o alvo da Sonda IT, estratégia que foi anunciada durante o EMC Forum 2012. Como um dos principais canais da EMC, a integradora, que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, apresenta como diferencial a condição de atender as companhias nos diversos modelos de cloud.

A jornada para a nuvem, que começa na solução VSPEX e compreende componentes da EMC e de seus parceiros, passando pelo conceito de cloud privada, pública ou híbrida é a proposta da Sonda IT que, a partir da análise da necessidade do cliente, propõe a melhor opção dentro do seu leque de ofertas.

“Algumas fornecedoras oferecem para os seus clientes uma única solução, que pode ser privada ou pública. A Sonda IT é uma das poucas empresas do mercado com um modelo totalmente flexível que permite, após a análise atual da necessidade do cliente, oferecer o projeto mais adequado de nuvem, seja ela privada, pública ou a soma das duas através do conceito híbrido”, comenta Amauri Barros, gerente de soluções para Data Center da Sonda IT.

Para quem prefere manter sua infraestrutura interna, a proposta da Sonda IT é levar a solução VSPEX como nuvem privada para que as empresas deixem de investir demasiadamente sem necessidade, ganhando agilidade, flexibilidade e simplicidade. “Cada vez mais as empresas compram equipamentos de forma tradicional e muitas vezes cada departamento tem a sua ilha de servidores. A solução VSPEX ajuda na padronização dessa infraestrutura, permitindo que todas as aplicações compartilhem de uma mesma máquina. Com essa mudança é possível obter redução de custos de administração e ganhos de escala”, resume Barros.

Com a quebra de barreira da nuvem pública, a Sonda IT também apresentará sua proposta como provedora de serviços. Do modelo público, até o híbrido, a integradora detém um leque de ofertas que permite atender a demanda de qualquer negócio, independente de sua característica, unindo as propostas das soluções VSPEX e vBlock da VCE, joint-venture entre VMware, Cisco, EMC e Intel, à estrutura de Data Center da Sonda IT.

“Somando todas as nossas possibilidades, levamos ao mercado um modelo híbrido de nuvem que é fornecido às empresas de acordo com a real necessidade de seu negócio. Essa escolha precisa vir da análise das demandas do cliente, traçando paralelos com as possíveis alternativas, os conceitos e as melhores soluções aplicáveis, e não ser uma decisão tomada pelo mercado fornecedor de tecnologia”, pontua Rogério Vedovato, vice-presidente da Divisão de Plataformas da Sonda IT.

Além da oferta flexível, a Sonda IT ainda dispõe de diferenciais em suas condições de contrato. A saúde financeira da companhia permite que o mercado tenha acesso a planos de financiamento para investir em diferentes modelos de projeto, disponibilizando equipamento, gerenciamento e amparo tecnológico através de pacotes custeados em até 36 parcelas, transformando o investimento do modelo Capex em Opex.

Sobre a Sonda IT no Brasil (www.sondait.com.br)
No Brasil, a Sonda IT atua há 21 anos. Com seis mil colaboradores e mais de 1,2 mil clientes ativos distribuídos por 31 escritórios locais que estão presentes em todos os Estados brasileiros, a organização opera através de unidades de negócio: Serviços de TI, Plataformas e Aplicativos.
Atendendo de ponta a ponta as necessidades de TI de uma empresa, a companhia é reconhecida no Brasil pelo seu modelo consolidado de proposta de soluções de ponta a ponta, que vai da oferta de Data Center ao BPO (Business Process Outsourcing) com especialização em SAP, tecnologia na qual a organização é líder em projetos há 15 anos.

A Sonda IT também se tornou o principal player na América Latina em soluções de virtualização, cloud computing, armazenamento e segurança através do seu novo portfólio de ofertas em conjunto com as parceiras Cisco, EMC e VMWare, que compõem o portfólio de sua unidade de Plataformas.

No universo de aplicações fiscais, disponibilizadas pela unidade de Aplicativos, a companhia conta com um leque de produtos e serviços complementares aos ERP´s. Mais de 60% da carga tributária federal do Brasil é processada pelos aplicativos da Sonda IT por meio de aproximadamente 650 grupos empresariais que utilizam a tecnologia.

Sobre a Sonda América Latina (www.sonda.com)
Fundada no Chile em 1974, a Sonda é a maior companhia latino-americana de soluções e serviços de TI. Presente em dez países, tais como Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Costa Rica, México, Peru, Uruguai e Panamá, a Sonda é considerada a quarta maior corporação de TI presente na América Latina, concorrendo apenas com empresas globais, segundo o IDC (Internacional Data Corporation).

A Sonda, cuja estrutura reúne mais de 12 mil colaboradores distribuídos em 62 escritórios, detém o mais amplo e completo portfólio de TI do mercado, com soluções que atendem qualquer demanda de tecnologia das companhias. A companhia mantém atualmente 5 mil clientes espalhados por toda a América Latina e conta com uma capitalização de mais de US$ 2 bilhões. A corporação negocia as suas ações na Bolsa de Valores de Santiago (Chile).