Siscoserv passa a controlar serviços de comércio exterior, alerta Sonda IT


Nova regulamentação governamental entra em vigor para fiscalizar a prestação de serviços, seja por importação ou exportação

            São Paulo, 30 de agosto de 2012 – A partir do mês de agosto, empresas que compram ou vendem serviços para fora do Brasil deverão cadastrar suas operações em mais um sistema do Governo Federal. Trata-se do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços), que, inicialmente, será implementado nos setores de remessa, postagem, manutenção, reparação, instalação e construção civil.
            O foco do sistema é consolidar uma base de dados para as políticas públicas no setor de serviços e reduzir a sonegação, uma vez que este segmento apresenta déficit nas contas externas do País, enquanto o comércio de bens gera superávit. Como o sistema não é licenciatório, mesmo entrando em vigência em agosto, as empresas ainda têm 90 dias para registrar as informações, porém, caso não façam, incidirá em multa.
            Para atender a esta nova demanda da Legislação, a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, habilitou a obrigatoriedade em seu aplicativo, o pw.CE, sistema que auxilia as empresas nas atividades de comércio exterior e automatiza processos de importação, exportação, câmbio e drawback. Entre as suas principais funcionalidades estão: a emissão de documentos online, o controle efetivo dos processos de exportação e a integração completa com os sistemas governamentais.
            O diferencial da Sonda IT é ter um componente oficial de comércio exterior do SAP e ser homologada pela desenvolvedora de software alemã com o selo “Powered by NetWeaver”. O aplicativo faz com que a comunicação de dados entre as empresas e o Siscoserv, assim como os demais sistemas do Governo, seja direta, sem a necessidade de um sistema intermediário para efetuar a transferência das informações.
            “Diferentemente das outras ofertas de mercado, que têm somente a interface homologada pela SAP, o pw.CE da Sonda IT garante a troca de dados exclusiva entre o SAP e o Siscoserv. Este sistema mitiga erros, eliminando processos desnecessários e a utilização de mais um sistema para compor a operação”, pontua Alexandre Gera, coordenador funcional da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.