Sonda IT monta show room de tecnologias Cisco em sua sede, em Tamboré


Principal parceira da Cisco no Brasil, Sonda IT faz uso do seu portfólio de ofertas no dia a dia da companhia e demonstra, na prática, como opera as soluções disponibilizadas ao mercado

            São Paulo, 22 de agosto de 2012 – “Casa de ferreiro, espeto de titânio”. É com essa premissa que a Sonda IT, maior companhia latino-americana de TI e parceira da Cisco no mais elevado nível de certificação, o Gold Partner, apresenta em sua sede um verdadeiro show room das tecnologias Cisco. 
            Mais do que mostrar aos clientes o grande portfólio de ofertas Cisco que a Sonda IT oferece, o objetivo é apresentar na prática como as tecnologias funcionam, além de possibilitar aos clientes uma experiência de funcionamento real. A companhia utiliza efetivamente cada serviço que oferece, tendo uma visão global dos processos e benefícios que cada solução proporciona ao funcionamento da empresa.
            Entre o leque de tecnologias que a integradora demonstra em seu show room, na sede, destacam-se: tecnologia de rede, comunicação e segurança; ambiente de comunicação sem fio; contact center; data center com tecnologia de ponta Vblock; ambiente de vídeo e telepresença; ambiente de telefonia IP e segurança física. 
            “A nossa proposta é levar ao cliente uma proposta diferenciada, na qual ele, além de ter conhecimento sobre a tecnologia, também visualiza o uso e os seus reais benefícios”, comenta Rogério Vedovato, vice-presidente da unidade de Plataformas da Sonda IT.
            No que se refere à tecnologia de rede, de comunicação e de segurança, o ambiente de suporte à rede dos usuários no prédio da matriz da Sonda IT, localizado em Tamboré, na Grande São Paulo, conta com a mais nova tecnologia do mercado, o Nexus 7000 da Cisco, suportando velocidade de comunicação de até 40 Gbps. Todos os 2 mil pontos de rede do prédio são sustentados por esta ferramenta de alta disponibilidade e com equipamentos ativos para suportar o tráfego em caso de falha em um deles.
            Já em relação ao ambiente de comunicação sem fio, a sede possui cobertura wireless para os usuários corporativos e visitantes. Para cada um dos 13 andares do prédio, a Sonda IT dispõe de quatro antenas e conta com o suporte de mais de 40 em todos os ambientes.
            O contact center da Cisco (IPCC Enterprise), um dos poucos implementados no Brasil, é utilizado como referência para a integradora como a melhor oferta de tecnologia para atendimento de chamadas de contact center, relatórios, controle de atendimentos, bilhetagem, supervisores e gravação. Hoje há 400 posições ativas, com capacidade de expansão para 1,2 mil postos de atendimento.
            Quanto ao data center, único da América-Latina com certificação TIER III em operação, há a utilização da tecnologia VBlock, solução fornecida pela VCE (Virtual Computing Environment Coalition)) e desenvolvida pela aliança entre Vmware, Cisco e EMC. Considerado como a melhor tecnologia de virtualização e Cloud Computing, o Vblock faz parte do portfólio de produtos da Sonda IT, que é o único Cisco Cloud Provider da América-Latina.
            O ambiente da Sonda IT conta com a melhor tecnologia de vídeo conferência da Cisco, podendo realizar conferências entre os aparelhos telefônicos dentro da empresa e, até mesmo, para clientes e parceiros. As salas de vídeo conferência ainda contam com a tecnologia de telepresença, que simula a presença em tamanho natural, dando a sensação de estar falando fisicamente com a outra pessoa.
            O ambiente de telefonia IP possibilita que os ramais da empresa sejam centralizados na sede e direcionados a outros receptores, como filiais e celulares. Essa tecnologia permite utilizar o ambiente de voz com o benefício da mobilidade. Basta conectar o softphone ao computador, que a ligação será redirecionada ao ramal de origem, no caso na sede da Sonda IT.
            O outro item destacado na demonstração do show room das tecnologias Cisco é a segurança física. A companhia dispõe de cerca de 120 câmeras com tecnologia Cisco, que monitoram o ambiente interno, externo e do data center do prédio em Tamboré, as quais permitem a gravação e o controle de todas as imagens para efeito de resolução de incidentes.
            “Dispor de um show room de tecnologias Cisco e, mais do que isso, ter implementadas e fazer uso delas é um diferencial para a Sonda IT. Trazemos os clientes não só para verem as soluções, mas para mostrar na prática como elas funcionam. Isso passa a credibilidade pela nossa capacidade de integração e por efetivamente utilizarmos dentro da nossa rotina de trabalho”, comenta Cláudio Akira, diretor de alianças e tecnologia da unidade de Plataformas da Sonda IT.