Governo mineiro renova contrato de suporte à infraestrutura de TI com a Sonda IT


Acordo visa o atendimento remoto e local aos usuários dos recursos de TI da cidade administrativa, onde está localizada as dependências do governo mineiro e de todas as secretarias e demais órgãos públicos. Projeto ainda prevê o gerenciamento eficaz de todo ciclo de vida do ativo de TI, desde o planejamento da aquisição até o seu descarte

O atendimento das ocorrências de TI no ambiente de trabalho é uma atividade que está no rol estratégico das empresas. Eliminar impactos adversos nas operações das companhias é sinônimo de garantia de produtividade no trabalho do usuário. É sob esta ótica que a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais, renovou o contrato de terceirização de infraesturura de TI com a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI.
Na prática, a integradora suporta cerca de 11 mil ligações por mês, que são advindas de 16 mil usuários de TI. Todo o suporte é realizado numa escala de 24x7x365. Iniciado em 2010, época em que a Cidade Administrativa foi inaugurada, o contrato, que foi renovado até 2014, engloba três tipos de serviços: Service Desk, que é o atendimento realizado em primeiro nível através de contato telefônico, e-mail ou suporte remoto, Field Service, que trata do atendimento local, e Gestão de Ativos, que gerencia todo ciclo de vida dos ativos de TI, desde o planejamento da aquisição até o seu descarte ecologicamente correto.
De acordo com William Peter, coordenador de TIC da Cidade Administrativa, os níveis de SLA (do inglês, Service Level Agreement) praticados pela Sonda IT estão sempre acima do previsto em contrato. “Ao todo, trabalhamos com 11 indicadores de níveis de serviços e a Sonda IT sempre se posiciona acima dos níveis acordados. Essa excelência, aliada aos preços atrativos, foi o fator chave para a renovação do contrato com a companhia”, confirma o executivo.
Antes da inauguração da Cidade Administrativa, segundo Peter, os órgãos do governo eram pulverizados pela capital de Belo Horizonte, característica que também refletia diretamente nos serviços contratados. “Não tínhamos um padrão específico para os atendimentos e nenhum dos contratos previam SLA’s. Além disso os órgãos mantinham acordos com empresas distintas ou o próprio departamento de TI comandava esse cenário”, explica o coordenador.
Para Gutembergue Lima, diretor da regional de Belo Horizonte da Sonda IT, os SLA’s garantem à Cidade Administrativa um apoio muito mais ágil, dinâmico e de qualidade, o que reflete diretamente na melhoria do atendimento à população.
Completando doze anos de atuação no Estado mineiro através da sua regional instalada na cidade de Belo Horizonte, a Sonda IT conta com uma central de atendimento que funciona dentro da Cidade Administrativa. Ao todo, 30 profissionais, que são o ponto único dos servidores públicos para a solicitação de suporte, gerenciam 15 mil equipamentos, entre notebooks e PC’s, e solucionam 10 mil chamados por mês. Desse montante, cerca de 85% são resolvidos no primeiro nível.