Petrobras Distribuidora contrata Sonda IT para monitorar cerca de 20 mil NF-es por dia


Companhia líder na distribuição de petróleo no País investe em serviços de contingência de NF-e. Contrato visa garantir que derivados de petróleo cheguem à sua rede de postos

Considerada uma missão crítica para a Petrobras Distribuidora (BR), a emissão da Nota Fiscal Eletrônica garante que seus derivados de petróleo cheguem a sete mil postos de serviços espalhados pelo Brasil. Dos seus cerca de 200 pontos de distribuição saem caminhões abastecidos em direção aos postos. No entanto, este trajeto só pode ser realizado com a emissão da NF-e de saída. Sem esse documento, os combustíveis não chegam aos postos, o que pode gerar desabastecimento ou perda de market share.
Por entender que este é um processo de alta relevância para o negócio, a BR contratou a Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, para monitorar todas as suas NF-es de entrada e saída. Hoje, cerca de 20 mil notas são lançadas diariamente.
Com essa medida, segundo o gerente de controle tributário e faturamento da distribuidora de petróleo, Elias da Silva Junior, a empresa pode garantir o faturamento nos seus pontos de distribuição, além de evitar eventuais consequências que comprometam as vendas dos seus franqueados.  “A equipe da Sonda IT, quando constata problemas que estão acontecendo na transmissão e retorno das NF-es à Secretária da Fazenda, imediatamente promove ações preventivas ou corretivas que visam assegurar o abastecimento dos postos e o faturamento das operações”, explica Junior.
Trazendo um exemplo prático, Junior comenta que se houver um faturamento de nota que não foi autorizada, o documento fica com o status pendente. É nesta hora os profissionais da Sonda IT agem, fazendo rapidamente o tratamento da nota no sistema. Ao todo, dez profissionais atuam na Central de Monitoramento de NF-e, que está alocada na sede da distribuidora e funciona 24 horas por dia, salvo aos domingos, que mantém horários intermediários.
Além da Central de Monitoramento de NF-e, o contrato engloba mais duas centrais dedicadas aos processos fiscais. Nesta, cerca de 32 profissionais apoiam as rotinas que envolvem a apuração e recolhimento de impostos como ICMS, IPI, ISS e Pis/ Cofins.
Além da garantia do faturamento e da prevenção de contingentes, outro aspecto que o contrato abrange é o caráter de otimização, que permite maximizar a condição operacional das bases de carregamento. “Queremos evitar que a base leve muito tempo na emissão da NF-e em função de um problema ou até mesmo de condições de operacionalidade da própria Petrobras. Quanto menor o tempo que se leva com esses aspectos, maior o número de caminhões que serão carregados dentro das nossas bases”, ressalta Junior.
Do ponto de vista de segurança, para o processo de emissão da NF-e não ser interrompido e gerar, por exemplo, o desabastecimento de combustível, os serviços prestados no tratamento de contingência significam para a distribuidora de combustível a garantia da continuidade do volume de vendas. “Caso haja uma interrupção na emissão de NF-e, a condição operacional estará comprometida e, evidentemente, poderemos ter uma situação em que a concorrência seja favorecida pela falta de combustível nos postos dos nossos clientes”, pontua o executivo.
Para o diretor da unidade de atendimento da Sonda IT para a Petrobras, Gerson Virgílio, este contrato representa o alto grau de parceria existente entre a Sonda IT e a Petrobras Distribuidora. “A BR colocou em nossas mãos a responsabilidade de gerir todo o processo de soluções para evitar paradas na emissão de NF-e. Com isso, o compromisso da Sonda IT com o core business da BR tornou-se ainda maior, estreitando uma parceria que já existe há mais de uma década”, finaliza Virgílio.