Sonda IT lidera a primeira implementação na América Latina do SAP Business One On Demand na Defenx


Multinacional de origem suíça especializada em soluções de antivírus e segurança para dispositivos móveis, conta com o auxilio da maior companhia latino-americana de Tecnologia da Informação para fortalecer sua presença no Brasil e dinamizar seus procedimentos administrativos a partir do uso do software de gestão da SAP Business One na nuvem. Do Brasil, o próximo passo é adotar na matriz o SAP ERP também no modelo cloud computing

A Defenx, empresa global desenvolvedora de soluções antivírus, especialmente para dispositivos móveis, é a primeira operação no Brasil a adotar o SAP Business One On Demand, software de gestão empresarial da SAP para pequenas empresas na modalidade de cloud computing. A solução, comercializada como serviço (SaaS - Software as a Service) é oferecida no Brasil pela Sonda IT, integradora que provê soluções de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI.
Com menos de um ano no Brasil e com metas agressivas no país, a Defenx precisava de um sistema para automatizar seus procedimentos administrativos, incluindo finanças, vendas e gestão de relacionamento com o cliente. Este último processo, por si só, tem uma especial criticidade para a operação, pois a Defenx comercializará suas soluções por meio de parceiros e, por conta do seu negócio focar na venda de antivírus para aparelhos móveis, como smartphones e tablets, a proposta é que seus pacotes de licenças de uso sejam comercializados em lojas de aparelhos telefônicos.
Isso quer dizer que, além de deter um número elevado de canais para administrar, a Defenx ainda precisará contar com um sistema de ponta para emitir a nota de seus produtos e garantir a entrega dos códigos de licença, processos que demandarão uma administração muito alinhada.
Contando com apenas três usuários para utilizar o sistema, a Defenx precisava de uma aplicação que apresentasse uma única interface de informações e que fosse de fácil acesso, simplificando os processos internos e disseminando entre os seus colaboradores formas mais eficazes para o alcance imediato de melhores práticas e decisões para o seu negócio no Brasil. Por isso, a opção pelo SAP Business One On Demand.
Para o CEO da Defenx no Brasil, Andrea Ortenzi, o novo modelo do software de gestão da SAP na nuvem oferecido pela Sonda IT leva aos empresários do segmento de pequenas e médias empresas a oportunidade de aderir à uma solução sem enfrentar a complexidade e os custos inerentes a uma implementação dentro de casa, denominada on premise, pois todos os dados da empresa ficam hospedados no Data Center da Sonda IT, que fica localizado em São Paulo e detém o mais alto nível de certificação.
“Hoje o cloud computing é realidade em países do primeiro mundo. Não podemos começar uma operação nova com um modelo de gestão obsoleto, que é a implementação tradicional. Queremos chegar ao mercado brasileiro portando uma tecnologia que esteja aliada à mobilidade e que traga a rapidez que os nossos negócios precisam para obter a vantagem competitiva que esperamos”, diz Ortenzi, que adianta em seu depoimento que a matriz na Suíça passou a avaliar a adoção da solução SAP na nuvem por conta da iniciativa do Brasil.
E a perspectiva de crescimento da operação da Defenx no País é muito promissora. Segundo o Gartner, as vendas de tablets, por exemplo, devem dobrar neste ano, cenário que também ocorrerá com os smartphones.
“A Defenx entra num campo pouco difundido do Brasil, que é ofertar antivírus para aparelhos móveis, um procedimento que a maioria dos usuários não se atentam. Por isso, é de suma importância o uso de uma plataforma completa para suportar o nosso go to market. E a Sonda IT vem para nos dar todo o apoio que necessitamos, da hospedagem até a customização da aplicação, este último executado por um dos canais de venda do SAP Business One On Demand, a Quintec do Brasil”,  pontua Ortenzi.
O diretor de negócios SAP da Sonda IT, Carlos Schwager, frisa que corporações do porte da Defenx precisam de ofertas como essa para garantir a agilidade empresarial e as melhores condições para administração das operações.
“Além de ser um modelo praticamente plug and play, ou seja, basta instalar para utilizar a solução, diferente de outras ofertas disponíveis no mercado, o segmento de pequenas e médias empresas precisa de facilidade no manuseio de ferramentas de gestão, pois são operações enxutas e com colaboradores voltados apenas ao desenvolvimento dos negócios da empresa”, explica Schwager, que ainda complementa a questão financeira. “Nossa proposta oferece a adesão ao software com contratos de 36 meses, o que torna a oferta ainda mais atraente”, conclui.
Para Ortenzi, os cinco principais pontos de decisão para adotar o SAP Business One On Demand foram o serviço de cloud computing; a condição de obter uma solução global e compliance ao sistema das empresas que a Defenx formará alianças comerciais - que são usuárias do SAP; a inovação do modelo; a possibilidade oferecida pela Sonda IT em apoiar o crescimento da Defenx e, por último, o preço, considerado muito agressivo. “A Sonda IT financiou nosso projeto em três anos. Com essa facilidade e sem custos de manutenção interna de uma área de TI, utilizaremos nosso capital para investir na expansão da companhia no Brasil”, finaliza o executivo.
“A primeira implementação na América Latina do SAP Business One OnDemand reforça que a solução é realmente uma opção perfeita para empresas que desejam um software de gestão avançado, com custos acessíveis e a possibilidade de escalar os serviços contratados”, reforça Pedro Patrício, diretor de SAP Business One, da SAP Brasil. “O modelo de oferta do SAP Business One como serviço oferece uma alternativa para os clientes e atende melhor as necessidades das pequenas e médias companhias.”