Conquista atesta que
os serviços de suporte aos seus aplicativos tiveram total aderência aos
requisitos da norma
Reconhecida pelo
pioneirismo em suas aplicações fiscais e de comércio exterior, que compreendem
soluções homologadas e integradas ao software de gestão SAP e que operam mais
de 60% do volume total de tributos arrecadados no Brasil é reportado ao fisco no Brasil, a divisão de Aplicativos
da Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de
ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, amplia a
sua credibilidade com a conquista do ISO 9001 para a área de suporte a seus
aplicativos.
Os objetivos
fundamentais do selo são a redução da exposição operacional a riscos, o
cumprimento dos requisitos contratuais e a certificação da qualidade dos
serviços prestados. No processo de adequação à norma, a Sonda IT contou com o
empenho de todo o seu time de profissionais e consultores, o que garantiu a
certificação, sem pendências nas primeiras auditorias externas.
“Já usávamos os
processos desta forma, mas não havia nada documentado. Agora está tudo
desenhado e escrito de acordo com as normas da ISO”, contextualiza Juliana
Bermudez, diretora de system support da unidade de aplicativos da Sonda IT, que
contou com o apoio de uma equipe de aproximadamente 150 pessoas.
Para alcançar a
certificação, a companhia criou um ciclo de ações derivadas de comunicação com
o cliente, entre elas uma pesquisa de satisfação, disparada a cada término do
suporte. A estratégia de abordagem da Sonda IT constava em ligar para o
cliente, identificar a insatisfação e propor um plano de ação com soluções eficazes
para sanar o problema do cliente.
“Para chegarmos ao
resultado atestado pelo selo, a comunicação e as ações corretivas diretas com o
usuário foram pontos cruciais para alcançarmos a qualidade de gestão dos nossos
serviços e a aderência da organização à norma”, pontua Juliana.
A executiva também
relatou outras ações que foram realizadas durante o percurso para a adequação
ao selo como a revisão e a documentação de todos os processos de suporte, o
reforço do Portal interno para manter as documentações atualizadas e de fácil
acesso a todos os recursos, além de fazer ciclos de treinamentos para os times
de técnicos e de gestores.
A certificação ISO
9001:2008, processada pela Fundação Vanzolini, exige alto grau de
comprometimento da companhia, uma vez que a melhoria deve ser contínua para
manter o nível de qualidade dos serviços prestados aliado às melhores práticas
de mercado.