Divisão de Aplicativos da Sonda IT conquista a certificação ISO 9001


Conquista atesta que os serviços de suporte aos seus aplicativos tiveram total aderência aos requisitos da norma

Reconhecida pelo pioneirismo em suas aplicações fiscais e de comércio exterior, que compreendem soluções homologadas e integradas ao software de gestão SAP e que operam mais de 60% do volume total de tributos arrecadados no Brasil é reportado ao fisco no Brasil, a divisão de Aplicativos da Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Plataformas, Aplicativos e Serviços de TI, amplia a sua credibilidade com a conquista do ISO 9001 para a área de suporte a seus aplicativos.
Os objetivos fundamentais do selo são a redução da exposição operacional a riscos, o cumprimento dos requisitos contratuais e a certificação da qualidade dos serviços prestados. No processo de adequação à norma, a Sonda IT contou com o empenho de todo o seu time de profissionais e consultores, o que garantiu a certificação, sem pendências nas primeiras auditorias externas.
“Já usávamos os processos desta forma, mas não havia nada documentado. Agora está tudo desenhado e escrito de acordo com as normas da ISO”, contextualiza Juliana Bermudez, diretora de system support da unidade de aplicativos da Sonda IT, que contou com o apoio de uma equipe de aproximadamente 150 pessoas.
Para alcançar a certificação, a companhia criou um ciclo de ações derivadas de comunicação com o cliente, entre elas uma pesquisa de satisfação, disparada a cada término do suporte. A estratégia de abordagem da Sonda IT constava em ligar para o cliente, identificar a insatisfação e propor um plano de ação com soluções eficazes para sanar o problema do cliente.
“Para chegarmos ao resultado atestado pelo selo, a comunicação e as ações corretivas diretas com o usuário foram pontos cruciais para alcançarmos a qualidade de gestão dos nossos serviços e a aderência da organização à norma”, pontua Juliana.
A executiva também relatou outras ações que foram realizadas durante o percurso para a adequação ao selo como a revisão e a documentação de todos os processos de suporte, o reforço do Portal interno para manter as documentações atualizadas e de fácil acesso a todos os recursos, além de fazer ciclos de treinamentos para os times de técnicos e de gestores.
A certificação ISO 9001:2008, processada pela Fundação Vanzolini, exige alto grau de comprometimento da companhia, uma vez que a melhoria deve ser contínua para manter o nível de qualidade dos serviços prestados aliado às melhores práticas de mercado.