Empresa brasileira está entre as 50 finalistas do Concurso CODE_n13 promovido pela GFT


Os 50 projetos "verdes" selecionados que serão apresentados na feira de tecnologia CeBIT 2013, em Hanover, incluem startups de 13 países diferentes

A empresa brasileira Optimale, detentora da plataforma web INFOSAN - um serviço que monitora dados ambientais em tempo real, está entre os 50 finalistas do Concurso Code_n13, criado pelo Grupo GFT, provedor global de soluções de TI para o setor financeiro. “Estamos orgulhosos de termos uma empresa brasileira na final. A GFT Brasil apoiará a Optimale com o financiamento da viagem e da estadia para a CeBIT 2013 em março”, diz o county managing director da GFT Brasil, Marco Santos.
Com um total de 250 concorrentes de 35 países que enviaram suas inscrições, os vencedores dos dois CODE_n13 Awards serão escolhidos por um júri de alto nível internacional e receberão, cada um, o valor € 15.000 em dinheiro. Para Ulrich Dietz, fundador do CODE_n e CEO do Grupo GFT, a variedade e qualidade dos candidatos foram incríveis. O executivo acrescentou que, pelo segundo ano consecutivo, serão apresentados 50 projetos com grande potencial e que são muito atraentes para quem tiver interesse em soluções para a mudança energética.
"Esperamos ver muitas apresentações de impacto que ofereçam uma experiência única aos visitantes da CeBIT”, acrescenta Pörschmann Frank, presidente da CeBIT e da empresa Deutsche Messe AG. Entre os 50 finalistas convidados para estarem em Hanover no mês de março de 2013, estão empresas da Alemanha, EUA, Espanha, Reino Unido, Grécia, Países Baixos, Brasil e Suíça, assim como participantes da Ucrânia, Áustria, Dinamarca, Islândia e Argélia, que também apresentarão seus promissores conceitos de negócios para sustentabilidade energética.
As ideias dos negócios apresentados contemplam uma grande diversidade, que vai de uma solução verde em nuvem, até mesmo um veículo híbrido impulsionado por pedaladas e energia solar. Há também um projeto de quiosque solar para pequenas empresas em países em desenvolvimento que não têm acesso à rede de energia. Várias soluções alternativas de mobilidade estão entre os finalistas, como: conceitos inovadores de compartilhamento de carros e um veículo elétrico para uma pessoa de consumo ultra baixo. A "Internet das Coisas" também terá um papel importante na CODE_n. Várias startups mostrarão suas ideais de "casas inteligentes" para a gestão de luz, aquecimento e outros dispositivos. Haverá também soluções baseadas em comunidades que unem as possibilidades da Web Social ao uso sustentável de energia.
"A transição energética oferece enormes oportunidades para empresas de TI. No entanto, soluções inteligentes de TI nem sempre são garantia de sucesso, já que as empresas também precisam de um plano de negócios convincente e bem concebido para transformar suas ideias em realidade. Nossos finalistas combinam ideias de tecnologia e negócio e, portanto, têm uma grande chance de se estabelecerem no mercado", diz Gerhard Müller, sócio da Ernst & Young.
Para Ulrich Dietz, um dos membros do júri que escolherá os vencedores dos Prêmios CODE_n13 nas categorias "Startup" e "Empresa Emergente", o processo de pré-seleção foi instigante e aguçou sua curiosidade. “Estou realmente ansioso para conhecer as pessoas que estão por trás dessas ideias criativas".
Além de Dietz, o júri inclui Antonella Battaglini, da Renewables Grade Initiative; Julian von Blücher, da Ecosummit; Murat Gunak, da Mia Elctric; Carsten Knop, da Frankfurter Allgemeine Zeitung; Jens-Uwe Sauer, da Seedmatch e Elizabeth Varley, da TechHub. Os vencedores serão anunciados em uma premiação especial na CeBIT, em 7 de março de 2013, assim como o vencedor do prêmio especial da Dell para a melhor solução baseada em Windows 8.
Como em sua edição anterior, o CODE_n será realizada no Hall 16 da CeBIT e contará com cerca de 4 mil metros quadrados de espaço. Mais uma vez, o CODE_n conseguiu trazer um artista de renome, Vincent Tavenne, para criar um ambiente único para a área de exposição. Ulrich Dietz descreve a idéia da seguinte forma: "O CODE_n pretende desafiar o pensamento convencional e deliberadamente alterar nossas perspectivas. Sentimos que podemos atingir exatamente isso combinando arte e tecnologia em nosso pavilhão. Queremos criar um ambiente inspirador, no qual a criatividade e os negócios se integrem perfeitamente”.