Implementação
na loja virtual de produtos eletrônicos foi realizada em dois meses pela
Quintec, empresa do Grupo Sonda IT, e tem a meta de apoiar a companhia para
duplicar de tamanho. Entre os próximos passos está a adoção da solução On
Demand, na nuvem.
O Girafa, loja virtual de
produtos eletroeletrônicos, tem a expectativa de gerar uma receita de 60
milhões de reais até o final de 2012. E um de seus desafios para manter o ritmo
aquecido nas vendas é gerir os seus processos internos com mais eficiência.
Pensando nisso, a empresa aderiu ao SAP Business One para amparar o seu
crescimento e dar sustentação à organização em suas demandas administrativas.
A implementação da
solução, que trouxe as melhores práticas globais de gestão, foi realizada em
apenas dois meses pela Quintec, empresa do Grupo Sonda IT. Especialista em
Business One, o principal desafio da Quintec foi permitir que departamentos
complexos, como o financeiro, tivessem um processo simplificado de uso.
“Estávamos diante de uma
empresa em pleno o crescimento e impossibilitada de parar as atividades para
implementar a solução. Porém, havia uma grande necessidade de que os processos
de backoffice fossem suportados imediatamente por uma ferramenta robusta. O
nosso principal desafio, como consultores, no Girafa foi centralizar rapidamente
o SAP Business One com o portal de vendas, para que a empresa tivesse agilidade
em suas tomadas de decisão sem que houvessem paradas bruscas”, relata Paulo
Pompêo, diretor da Quintec.
Após a fase de
implementação, um dos organismos da empresa que mais sentiu a evolução no
processo foi o departamento de logística, pois o sistema facilitou o controle
online de estoques, reunindo em uma única interface as informações de suas
mercadorias alocadas nos depósitos localizados nas cidades de São Paulo e de
Recife.
“Antes da adoção do SAP
Business One não tínhamos um controle exato das remessas que voltavam para os
depósitos por problemas técnicos ou porque não satisfez o cliente por algum
motivo pessoal. Hoje conseguimos separar ‘o joio do trigo’ em relação a esta
demanda”, afirma Marcelo Volpe, presidente do Girafa.
A empresa
também já consegue mensurar resultados em suas rotinas contábeis. A emissão de
400 notas fiscais por dia, que levava seis horas para serem geradas,
atualmente, leva apenas uma hora e meia.
“O SAP Business One é uma
solução bastante escalável e flexível, e está preparado para atender às novas
demandas por inovação de empresas de todos os segmentos”, diz Pedro Patrício,
diretor comercial para SAP Business One na SAP Brasil.
Com um volume de nove mil produtos vendidos por
mês, Volpe tem como meta duplicar o número de vendas em 2013. E com o uso do
SAP Business One, o executivo pretende intensificar, cada vez mais, a
tecnologia no Girafa utilizando a mesma estrutura, inclusive sem alterar o seu
quadro de funcionários. “Na medida em que a empresa cresce, há o interesse de
ampliar as funcionalidades da ferramenta. Para essa próxima etapa, a intenção é
migrar a solução para o modelo On Demand, que opera na nuvem”, finaliza o
executivo.