Girafa implementa SAP Business One para suportar seu crescimento


Implementação na loja virtual de produtos eletrônicos foi realizada em dois meses pela Quintec, empresa do Grupo Sonda IT, e tem a meta de apoiar a companhia para duplicar de tamanho. Entre os próximos passos está a adoção da solução On Demand, na nuvem.

O Girafa, loja virtual de produtos eletroeletrônicos, tem a expectativa de gerar uma receita de 60 milhões de reais até o final de 2012. E um de seus desafios para manter o ritmo aquecido nas vendas é gerir os seus processos internos com mais eficiência. Pensando nisso, a empresa aderiu ao SAP Business One para amparar o seu crescimento e dar sustentação à organização em suas demandas administrativas.
A implementação da solução, que trouxe as melhores práticas globais de gestão, foi realizada em apenas dois meses pela Quintec, empresa do Grupo Sonda IT. Especialista em Business One, o principal desafio da Quintec foi permitir que departamentos complexos, como o financeiro, tivessem um processo simplificado de uso.
“Estávamos diante de uma empresa em pleno o crescimento e impossibilitada de parar as atividades para implementar a solução. Porém, havia uma grande necessidade de que os processos de backoffice fossem suportados imediatamente por uma ferramenta robusta. O nosso principal desafio, como consultores, no Girafa foi centralizar rapidamente o SAP Business One com o portal de vendas, para que a empresa tivesse agilidade em suas tomadas de decisão sem que houvessem paradas bruscas”, relata Paulo Pompêo, diretor da Quintec.
Após a fase de implementação, um dos organismos da empresa que mais sentiu a evolução no processo foi o departamento de logística, pois o sistema facilitou o controle online de estoques, reunindo em uma única interface as informações de suas mercadorias alocadas nos depósitos localizados nas cidades de São Paulo e de Recife.
“Antes da adoção do SAP Business One não tínhamos um controle exato das remessas que voltavam para os depósitos por problemas técnicos ou porque não satisfez o cliente por algum motivo pessoal. Hoje conseguimos separar ‘o joio do trigo’ em relação a esta demanda”, afirma Marcelo Volpe, presidente do Girafa.
   A empresa também já consegue mensurar resultados em suas rotinas contábeis. A emissão de 400 notas fiscais por dia, que levava seis horas para serem geradas, atualmente, leva apenas uma hora e meia.
“O SAP Business One é uma solução bastante escalável e flexível, e está preparado para atender às novas demandas por inovação de empresas de todos os segmentos”, diz Pedro Patrício, diretor comercial para SAP Business One na SAP Brasil.
Com um volume de nove mil produtos vendidos por mês, Volpe tem como meta duplicar o número de vendas em 2013. E com o uso do SAP Business One, o executivo pretende intensificar, cada vez mais, a tecnologia no Girafa utilizando a mesma estrutura, inclusive sem alterar o seu quadro de funcionários. “Na medida em que a empresa cresce, há o interesse de ampliar as funcionalidades da ferramenta. Para essa próxima etapa, a intenção é migrar a solução para o modelo On Demand, que opera na nuvem”, finaliza o executivo.