Lexmark se apoia na Sonda IT para atender suas demandas fiscais de forma consultiva


Com emissão de aproximadamente 10 mil notas fiscais por mês, a especialista em soluções de impressão encontrou na integradora a segurança para operar suas rotinas relacionadas às exigências dos órgãos governamentais

            São Paulo, 19 de dezembro de 2012 – Com comercialização de seus produtos em 19 países e filiais espalhadas por diversas regiões do mundo, a Lexmark implementou o ERP da SAP a partir de um template global para gerir os seus processos. E, para cuidar das demandas fiscais no Brasil, consideradas complexas em virtude de suas constantes alterações, a Lexmark encontrou na Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, o apoio que necessitava para suprir suas necessidades legais.
            “Necessitávamos de um provedor único, capaz de atender às exigências do Fisco através de softwares amigáveis ao SAP e, ao mesmo tempo, que fosse um parceiro com atuação consultiva para nos apoiar, trazendo práticas que melhorassem os nossos negócios. Não queríamos um implementador de caixas”, comenta Richard Carnelossi, gerente de Tecnologia da Informação da Lexmark.
Cliente da integradora desde 2007, a Lexmark vem, ao longo do tempo, expandindo sua parceria com a Sonda IT, compilando, neste ano, diversos projetos contratados. Entre eles estão a implementação dos softwares NF-e, pw.Sati, SPED Fiscal e Contábil e SVA (Sistema Validador de Arquivos), assim como os suportes técnico e Inbound, que garante respostas rápidas aos chamados quando a empresa detecta algum problema.
            “Com geração de, aproximadamente, 10 mil notas fiscais por mês e uma estrutura enxuta, não temos tempo para errar. Não só para a Lexmark, como para todas as empresas brasileiras, é fundamental que as rotinas fiscais e contábeis tenham um controle integrado e sejam constantemente atualizadas de acordo com as mudanças na Legislação. Com a nossa operação global, um pequeno erro tem proporções enormes”, pontua Carnelossi.
            Além dessas soluções, a Lexmark também implementou o módulo pw.CE (Comércio Exterior), que apoia a companhia na otimização dos processos de importação e câmbio. O software, que opera de forma integrada ao ERP da SAP, é a única solução homologada pela desenvolvedora alemã com integração nativa e imperceptível ao usuário.  Entre seus principais benefícios, destacam-se a emissão de documentos online, o controle efetivo dos processos de exportação e a integração completa com os sistemas governamentais.
            “No cenário atual, cada vez imbuído de mudanças, é muito importante e mais seguro ter um único fornecedor para atender aos processos fiscais e contábeis. Integração é a palavra-chave. Os sistemas precisam de interação, soluções robustas e uma equipe de especialistas para acompanhar todo o movimento da legislação. O nosso objetivo é oferecer atendimento de ponta a ponta ao cliente e permitir que ele volte sua atenção aos seus negócios”, comenta Maurice Pereira, gerente de Negócios e Projetos da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.