Companhia
de Tecnologia da Informação especializada no setor varejista inova seu
portfólio com ferramenta focada em modelo de gestão que permite o alcance e
superação de resultados estabelecidos nos ambientes operacional,
administrativo, econômico e financeiro
Para suportar o setor
varejista no que tange à potencialização da lucratividade, a Megasul Sistemas,
software house especializada neste segmento, lança o SGR (Sistema de Gestão de
Rentabilidade). A ferramenta, que é disponibilizada em plataforma web, permite
a análise de informações gerenciais das operações de varejo, oferecendo uma
visão detalhada sobre o desempenho das lojas e, consequentemente, permitindo
aos gestores a rápida tomada de decisões em relação aos aspectos operacionais,
administrativos, financeiros e econômicos da empresa.
A metodologia do SGR é
baseada especificamente para os processos de identificação, avaliação,
priorização, estabelecimento e execução das ações estratégicas e operacionais
definidas para atingir os resultados almejados em curto, médio ou longo prazo.
O software funciona de forma independente, porém sua integração com o ERP
(Enterprise Resource Planning) utilizado facilita alguns processos,
especialmente aqueles ligados à gestão de produtos e à melhoria da
rentabilidade e da liquidez.
“Identificamos a
necessidade de elaborar uma ferramenta que consolidasse a enorme massa de dados
das operações das lojas de forma simples, apresentando informações que podem
ser rapidamente analisadas a partir de diversas fontes, sem a necessidade de
emitir inúmeros relatórios”, explica a diretora comercial da companhia, Michele
Tiergarten.
O SGR é composto pelos
módulos de Classificação Fiscal e Mercadológica, Painel de Desempenho e
Simulador de Lucratividade. Este último foi especialmente desenvolvido para
efetuar a simulação e o gerenciamento das margens de vendas e do mix de
produtos ofertados, permitindo, desta forma, antecipar os resultados através da
alteração dos dados por preço, margem e quantidade desejada de venda. A partir
deste conceito, a definição de ofertas, promoções e novos produtos, passa a ser
definida com base em cenários projetados, minimizando o risco de insucesso da
nova oferta.
“Este módulo completou a
ferramenta, possibilitando que da mesma forma em que o lojista esteja
analisando o cenário real de seu negócio, ele também possa projetar cenários
futuros, que o auxiliem na tomada de decisão mais assertiva com relação a suas
estratégias comerciais. Em tempos de margens reduzidas e extrema competitividade,
a ferramenta representa um diferencial competitivo”, acrescenta Michele.
Os períodos de análises
são flexíveis, a visualização dos resultados e o acompanhamento das metas podem
ser realizados para o Grupo, para a loja ou ainda subdividindo-se a análise
através do mix e desempenho individual de produtos classificados
mercadologicamente. Um painel de bordo apresenta, em forma de gráficos e
medidores, numa única tela os principais indicadores de desempenho para uma
tomada rápida de decisão, sem a necessidade de análise de uma pilha de
relatórios e gráficos.
Considerando o cenário
atual de constante mudança na legislação tributária, no qual os produtos
individuais ou grupos de produtos são reclassificados corriqueiramente,
alterando-se os atributos de impostos municipais, estaduais e federais, a
Megasul desenvolveu o módulo de classificação fiscal e mercadológica, que
constitui-se numa ferramenta indispensável para a rápida reclassificação e
adequação às novas tributações.
“Com a complexidade tributária atual,
especialmente com o advento da escrituração fiscal digital e das frequentes
mudanças nos impostos, o lojista tem extrema dificuldade em gerir o seu negocio
de forma otimizada e lucrativa, sem o apoio de um ferramenta eficaz. Os riscos
de sanções fiscais estão cada vez mais presentes e o pagamento de impostos
indevidos impacta na lucratividade do negócio”, pontua a diretora,
acrescentando que a ferramenta vem para agregar mais uma segurança e facilidade
aos processos varejistas.