Megasul Sistemas lança sistema de gestão de rentabilidade para o varejo


Companhia de Tecnologia da Informação especializada no setor varejista inova seu portfólio com ferramenta focada em modelo de gestão que permite o alcance e superação de resultados estabelecidos nos ambientes operacional, administrativo, econômico e financeiro

Para suportar o setor varejista no que tange à potencialização da lucratividade, a Megasul Sistemas, software house especializada neste segmento, lança o SGR (Sistema de Gestão de Rentabilidade). A ferramenta, que é disponibilizada em plataforma web, permite a análise de informações gerenciais das operações de varejo, oferecendo uma visão detalhada sobre o desempenho das lojas e, consequentemente, permitindo aos gestores a rápida tomada de decisões em relação aos aspectos operacionais, administrativos, financeiros e econômicos da empresa.
A metodologia do SGR é baseada especificamente para os processos de identificação, avaliação, priorização, estabelecimento e execução das ações estratégicas e operacionais definidas para atingir os resultados almejados em curto, médio ou longo prazo. O software funciona de forma independente, porém sua integração com o ERP (Enterprise Resource Planning) utilizado facilita alguns processos, especialmente aqueles ligados à gestão de produtos e à melhoria da rentabilidade e da liquidez.
“Identificamos a necessidade de elaborar uma ferramenta que consolidasse a enorme massa de dados das operações das lojas de forma simples, apresentando informações que podem ser rapidamente analisadas a partir de diversas fontes, sem a necessidade de emitir inúmeros relatórios”, explica a diretora comercial da companhia, Michele Tiergarten.
O SGR é composto pelos módulos de Classificação Fiscal e Mercadológica, Painel de Desempenho e Simulador de Lucratividade. Este último foi especialmente desenvolvido para efetuar a simulação e o gerenciamento das margens de vendas e do mix de produtos ofertados, permitindo, desta forma, antecipar os resultados através da alteração dos dados por preço, margem e quantidade desejada de venda. A partir deste conceito, a definição de ofertas, promoções e novos produtos, passa a ser definida com base em cenários projetados, minimizando o risco de insucesso da nova oferta.
“Este módulo completou a ferramenta, possibilitando que da mesma forma em que o lojista esteja analisando o cenário real de seu negócio, ele também possa projetar cenários futuros, que o auxiliem na tomada de decisão mais assertiva com relação a suas estratégias comerciais. Em tempos de margens reduzidas e extrema competitividade, a ferramenta representa um diferencial competitivo”, acrescenta Michele.
Os períodos de análises são flexíveis, a visualização dos resultados e o acompanhamento das metas podem ser realizados para o Grupo, para a loja ou ainda subdividindo-se a análise através do mix e desempenho individual de produtos classificados mercadologicamente. Um painel de bordo apresenta, em forma de gráficos e medidores, numa única tela os principais indicadores de desempenho para uma tomada rápida de decisão, sem a necessidade de análise de uma pilha de relatórios e gráficos.
Considerando o cenário atual de constante mudança na legislação tributária, no qual os produtos individuais ou grupos de produtos são reclassificados corriqueiramente, alterando-se os atributos de impostos municipais, estaduais e federais, a Megasul desenvolveu o módulo de classificação fiscal e mercadológica, que constitui-se numa ferramenta indispensável para a rápida reclassificação e adequação às novas tributações.
“Com a complexidade tributária atual, especialmente com o advento da escrituração fiscal digital e das frequentes mudanças nos impostos, o lojista tem extrema dificuldade em gerir o seu negocio de forma otimizada e lucrativa, sem o apoio de um ferramenta eficaz. Os riscos de sanções fiscais estão cada vez mais presentes e o pagamento de impostos indevidos impacta na lucratividade do negócio”, pontua a diretora, acrescentando que a ferramenta vem para agregar mais uma segurança e facilidade aos processos varejistas.