Sonda IT expande operação de Business Intelligence para suas estruturas regionais


Integradora leva as práticas do seu Centro de Excelência em Inteligência de Negócios para os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Proposta é baseada na arquitetura de soluções da matriz, porém com equipe e custos locais  

Responsáveis por 60% do PIB (Produto Interno Bruto), os três Estados brasileiros mais poderosos economicamente, depois de São Paulo - Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul - estão na rota de investimentos da Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI.
A companhia, que já possui estruturas de atendimento nessas regiões, está investindo R$ 2,5 milhões para levar as melhores práticas do seu núcleo de Business Intelligence ao atendimento das demandas locais através de uma estratégia competitiva.
O pilar desta oferta, sustentado a partir do Centro de Excelência de BI localizado na matriz da empresa, em São Paulo, suportará as equipes de BI das regionais, que serão pautadas em relação às melhores práticas, metodologias e arquiteturas. “Porém, a proposta final levada ao cliente é sempre baseada nas necessidades locais somada à nossa estrutura e posicionamento para levarmos ao mercado uma oferta competitiva”, acrescenta o diretor de BI da Sonda IT, Eduardo Pugliesi.
As demandas de BI regionais, ainda segundo ele, são muito similares com as de qualquer outro lugar do país, no entanto, elas contemplam as peculiaridades de negócio do mercado local. É neste sentido que as equipes de pré-venda e projeto, estrategicamente posicionadas em cada um dos Estados, disponibilizam outro diferencial da proposta, que é justamente o entendimento das demandas locais com uma visão estruturada e alinhada com o Centro de Excelência presente na matriz.
“Por carência técnica no mercado regional, as empresas acabam adotando não a melhor opção de solução, mas apenas o que as consultorias locais sugerem. A oferta de BI da Sonda IT vem para propagar as melhores práticas regionalmente, mitigando, desta forma, propostas promovidas pelas consultorias que, muitas vezes, ficam aquém do que há de mais avançado nesse processo de inteligência de negócios”, pontua Pugliesi.
Com esta visão estratégica, a Sonda IT já fechou seus primeiros projetos regionais. A partir dos três Estados, a companhia pretende evoluir a proposta para as demais regiões do país em que mantém estruturas locais, como Paraná e Santa Catarina. As bases regionais serão responsáveis pela expansão da oferta para outras localidades. Minas Gerais, por exemplo, passará a atender o Norte e Nordeste.