Sonda IT firma parceria com Aiqon IT para incorporar solução de sustentabilidade em seu portfólio


Integradora inclui em sua linha de produtos para a gestão de ambiente uma nova ferramenta focada em TI Verde, promovendo aos clientes a redução no consumo de energia dos computadores

Preocupada em apoiar sua base de clientes com ferramentas que promovam o consumo consciente de energia nos computadores, a Sonda IT, integradora que provê soluções de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI, lança uma oferta de sustentabilidade baseada na tecnologia global Verismic Power Manager. O produto passa a fazer parte do portfólio de gestão de ambiente da Sonda IT.
            A novidade chega a partir da parceria firmada com a Aiqon IT, companhia nacional que fornece e representa a solução de TI Verde Verismic, tanto no Brasil quanto na América Latina. A tecnologia permite o gerenciamento do consumo de energia em desktops e notebooks, que são considerados os equipamentos com maior emissão de gás carbônico e, na prática, promoverá aos clientes da Sonda IT a possibilidade de redução de custos e de se manterem em compliance com as regras de governança de consumo eficiente.
O software avalia o consumo de cada equipamento, cria regras de uso de acordo com o perfil de cada usuário, gera relatórios de consumo e analisa os ganhos com a renovação do parque. Além da redução dos custos de energia, que vai de 40% a 60%, a solução ainda diminui os gastos com a manutenção, aumentando a vida útil dos computadores.
“A proposta é instalar a ferramenta e fazer o gerenciamento do parque de máquinas dos clientes com o uso dos recursos disponíveis no software. Com o serviço de gestão, a empresa ainda conta com um acompanhamento que permite que as mudanças sejam identificadas e, consequentemente, os ajustes necessários possam ser implementados a fim de viabilizar a melhor performance no ambiente”, comenta Ricardo Scheffer, diretor de Customer Support da Divisão de Serviços de TI da Sonda IT.
Por se tratar de uma solução de TI Verde - certificada pela Energy Star - ao adotar o software, a Aiqon IT aplica com exclusividade o selo Carbon Neutral, que certifica as empresas quanto às suas práticas sustentáveis. “Nosso objetivo vai além de diminuir os gastos e o índice de emissão de CO2. Queremos mudar o comportamento das pessoas para um uso mais racional e sustentável da energia elétrica”, comenta Thiago N. Felippe, CEO da Aiqon IT.
Além de parceira, a Sonda IT também se tornou cliente da Aiqon IT, uma iniciativa que vem ao encontro de suas políticas de sustentabilidade incorporadas ao seu modelo de governança. A integradora instalou, em mais de três mil desktops e notebooks, a solução Verismic, alcançando 58% de redução de energia ainda no período de teste, que levou cerca de um mês e meio.