Sonda IT reimplementa SAP na CMPC Celulose Riograndense


Foco do projeto é alinhar os processos da unidade gaúcha com a matriz chilena, além de suportar a expansão da companhia no País, que prevê investimentos da ordem de R$ 5 bilhões

Estar alinhada com os processos de negócios de sua matriz, no Chile, foi a premissa da CMPC Celulose Riograndense, empresa de celulose de fibra curta de eucalipto que integra o grupo chileno Compañia Manufacturera de Papeles e Cartones (CMPC), ao optar pela reimplementação do SAP. Iniciado em abril deste ano, o projeto, que está sendo conduzido pela Sonda IT, integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI, será entregue no início de 2013.
Em 2009, o grupo chileno CMPC Chile comprou a unidade Guaíba da ex-Aracruz Celulose, localizada no município de Guaíba, no Rio Grande de Sul. Desde então, a denominação da empresa passou a ser CMPC Celulose Riograndense. “Ao final de 2011, notamos que o SAP vindo da ex-Aracruz necessitava de um melhor alinhamento de processos corporativos com a nossa matriz chilena. Foi neste momento que decidimos reimplementar o SAP”, acrescenta o gerente de TI da CMPC Celulose Riograndense, Carlos Cesar Almeida.
A Sonda IT venceu o processo de seleção porque, segundo Almeida, apresentou um time qualificado de consultores, além de ter um entendimento muito claro da demanda, que era uma reimplementação do SAP unificando processos de duas empresas em diferentes países. “Acredito que pelo fato da Sonda IT ter uma presença regional no Chile, sendo, inclusive nossa parceira neste país, tenha contribuído para o perfeito entendimento das nossas demandas. Além disso, ela entregou a melhor proposta, tanto em nível de qualificação, quanto de competitividade”, pontua ele.
O projeto de reimplantação do SAP teve dois objetivos. O primeiro foi promover o alinhamento de estruturas e processos corporativos com a matriz chilena, no qual destaca-se o venda de celulose, que é corporativa, ou seja, conduzida pela matriz. “No Brasil funciona a área de produção e operação de logística de entrega ao cliente. Por conta disso, os processos têm que estar alinhados”, explica Almeida.
Outra necessidade foi a demanda de segmentação do negócio. “O Grupo CMPC atua com diversos segmentos relacionados a produtos de florestas sustentáveis, entre eles o florestal, o de celulose e o de papel. Com o novo SAP, estamos configurando todos os segmentos do Grupo para que a matriz tenha uma visão da rentabilidade de cada negócio”, pontua Almeida.
Recentemente, com o anúncio do investimento de R$ 5 bilhões na ampliação da sede da empresa, em Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o projeto de reimplementação do SAP assumiu outra dimensão para a CMPC Celulose Riograndense.  De acordo com Almeida, o novo SAP servirá como suporte tecnológico para a expansão da unidade no estado gaúcho. “Com a modernização da fábrica, pretendemos quase quadruplicar a produção de celulose, passando das atuais 450 mil toneladas por ano para 1,75 milhão de toneladas por ano”, explica o gerente.
O novo SAP, ainda segundo o executivo, é fruto das melhores práticas dos processos da Celulose Riograndense e da matriz CMPC. “Durante três meses analisamos e comparamos as funcionalidades do SAP do Chile e do SAP da Celulose Riograndense. Isto definiu uma nova configuração com as melhores práticas para a companhia”, comenta.
“Os profissionais da Sonda IT alocados no projeto têm não só conhecimento e experiência em implementação do SAP, mas também comprometimento. Somadas, todas estas qualidades resultarão no êxito do projeto”, explica Almeida, acrescentando que o Grupo CMPC enxerga o relacionamento com a integradora a médio e longo prazos.
Para a diretora da regional gaúcha da Sonda IT, Karine Lima, a parceria iniciada no Chile e fortalecida no Brasil, coloca a CMPC como um cliente regional latino-americano. “Apoiaremos este grande projeto firmando o nosso compromisso em prover soluções integradas em Tecnologia da Informação através da nossa estrutura regional no Sul do País”, finaliza Karine.