Sonda IT se antecipa e já está preparada para os eventos de segunda geração da NF-e


Com a meta do Fisco de realizar a evolução da Nota Fiscal Eletrônica, a integradora adequou suas soluções fiscais para atender totalmente às novas exigências do Governo

            São Paulo, 11 de dezembro de 2012 – Entre as diversas ações previstas para 2013, o Fisco promoverá a implantação do evento de cancelamento da Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e 2G, que visa uma integração ainda maior entre os sistemas governamentais. Com isso, a comunicação torna-se mais efetiva, cruzando um número maior de dados entre as Secretarias de Fazenda Estaduais, a Receita Federal e os órgãos envolvidos no processo de produção.
            A NF-e passará a ter um extrato de todos os eventos gerados pela operação, desde a autorização até a decadência, resultando em importantes controles, tanto para os envolvidos, quanto para as administrações tributárias. A obrigatoriedade teve seu início postergado, porém, a Sonda IT, integradora que provê soluções de TI de ponta a ponta, por meio da sua Divisão de Aplicativos, já realizou as adequações necessárias em suas soluções fiscais de modo que elas estejam 100% de acordo com as normas desse novo modelo.
            Desde julho deste ano, já estão disponíveis em seu Portal de Produtos informações e complementos para que os clientes da companhia se adaptem aos eventos da segunda geração da NF-e, como a exemplo das Notas de Evolução, o Cancelamento por Evento e as primeiras etapas da Manifestação do Destinatário.
“Trabalhamos fortemente para ajustar as nossas soluções de acordo com as novidades já publicadas e com as futuras que venham ser implementadas. Dessa forma, conseguimos nos antecipar e, por isso, proporcionar tempo aos nossos clientes para que realizem, com calma e entendimento, as adequações necessárias em seus processos”, comenta Alex Marin, gerente de Produto e Desenvolvimento da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.
Nomeada pelo Fisco como “Cloud Fiscal”, esta nova fase garante ao Governo ter o registro em seu sistema de todas as operações de saída e de recebimento dos contribuintes, passando também a controlar outros eventos, como a Carta de Correção Eletrônica, utilizada para retificar informações da NF-e, o Cancelamento e a Confirmação do Recebimento de mercadorias. “Além de proporcionar segurança aos nossos clientes em relação às suas operações fiscais, mostramos que estamos um passo a frente no mercado, sempre atualizados com as novas regulamentações e exigências governamentais”, pontua Eduardo Borba, vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.