Aiqon IT anuncia plano de expansão para a América Latina


Com o contrato de exclusividade para representar a solução de TI Verde Verismic Power Manager em países latino-americanos, startup expande o conceito de sustentabilidade para as regiões vizinhas ao Brasil

Única representante no Brasil da tecnologia global baseada no conceito de TI Verde, Verismic Power Manager, a Aiqon IT, empresa especializada em soluções para a redução do consumo de energia em computadores, acaba de ampliar seu contrato para comercializar com exclusividade o software de gerenciamento de energia em outros países da América Latina.
A startup conseguiu a concessão com pouco tempo de operação por ter se tornado o maior case de sucesso mundial da Verismic Software. “Em apenas três meses superamos a revenda de países que já representavam a solução há dois anos”, comenta Thiago N. Felippe, CEO da Aiqon, que soma em sua carteira 20 clientes no Brasil.
Sob o regime de parceria, a companhia quer usar os diferenciais da Verismic Power Manager para levar ao mercado-latino americano ações relacionadas ao consumo consciente de energia elétrica a partir da TI. “Sabemos que o Brasil, por sua riqueza em recursos naturais, seu peso econômico e sua relevância política irá liderar essa frente nos próximos anos. Com nosso plano de expansão, já mapeamos que o Chile será o primeiro país a entrar na rota da disseminação sustentável da Aiqon IT, visto que o local é um dos poucos países da América Latina que apresenta um cenário em que o setor de TI está consolidado, a energia é cara, mas as atitudes verdes já fazem parte da rotina deles”, ressalta Felippe.
Segundo o executivo, o Chile já percebe que a sustentabilidade em TI não é desperdício, mas, sim, retorno de investimento. E, com uma garantia de redução no custo de energia elétrica chegando em torno de 50% nos primeiros meses de uso da ferramenta, sem dúvida a aposta da Aiqon IT no país terá uma boa receptividade.
Assim como no Brasil, a companhia vai fornecer a solução em duas modalidades: cloud computing, na qual o software Verismic é instalado nos servidores da Aiqon IT, sediada em São Paulo, ou pelo método tradicional, on premise, em que a ferramenta é implementada no cliente. Em ambos os modelos, a Aiqon IT garante o mesmo desempenho da ferramenta.
A decisão da modalidade escolhida acompanhará a cultura do cliente. “Na nuvem, a Aiqon IT administra a ferramenta, que envolve desde o monitoramento do número de licenças até os ajustes mais detalhados dos parâmetros do software. Para as contas menores, o cloud computing é interessante porque tira da área de TI a necessidade de ter uma infraestrutura para suportar a solução. Nos grandes clientes, o modelo on premise acaba sendo mais interessante para aqueles que ainda não aderiram ao conceito de nuvem. Para essas companhias, independente do modelo adotado, nosso serviço também inclui a entrega de relatórios mensais e semestrais sobre a eficiência dos parâmetros aplicados, o progresso desde a implementação, as oportunidades de ganhos e o inventário do software e dos hardwares”, explica Fernando Pastorelli, gerente de TI da Aiqon IT.
Com a expansão no mercado latino-americano, a companhia estima crescer cerca de 35% no total de suas vendas, resultado que é esperado num período de dois anos.