Artigo: Inovação e resultados sustentáveis


Por Eduardo Borba

Além do dinamismo imposto pelo governo brasileiro através das alterações legais e da automação do Fisco, a inovação tecnológica alavanca a geração de novas ofertas que possibilitam atender demandas que antes eram impossíveis. Focar em inovação é conduzir a companhia ao crescimento contínuo e em busca de resultados sustentáveis e longevos para a corporação, desafiando, assim, o status quo e não se contentando com a estabilidade e sucesso do momento. A criatividade é um requisito importante, porém, fundamental mesmo é gerar o crescimento sustentável.
A pluralização das ofertas de soluções fiscais no mercado brasileiro é uma consequência notável da avalanche de demanda das empresas por uma solução para atender aos SPED’s. Contudo, um volume significativo dos novos players não tem capacidade de investimento suficiente para perdurarem no mercado e se mostram como oportunistas do momento.
O grande desafio desses neófitos é a longevidade, pois a dinâmica e volatilidade do segmento fiscal exige profundo conhecimento do tema, além de robusto suporte tecnológico para manutenção de sua solução. Portanto, esses pequenos aventureiros são consumidos ao longo dos anos e veem seus empreendimentos se transformarem de um sucesso promissor na fase de startup, para uma promessa de naufrágio ao longo dos meses de relacionamento com a base de clientes. Sendo assim, o caminho para os que possuem melhor gestão é realizar a venda de suas empresas aos players de maior solidez.
Na outra mão desta estrada, encontram-se os grandes e tradicionais competidores, que usufruem de uma base instalada bastante expressiva. Contudo, para estes, o desafio é exatamente inovar e superar a inércia. É não sucumbir à tentação de espremer demais sua estrutura em busca das melhores margens em curto prazo, eliminando assim a capacidade de se reinventar e inovar.
A melhor receita de sucesso é buscar construir o próprio futuro, aproveitando as novidades tecnológicas, influenciando demandas e inovando com ofertas que promovam o crescimento de seus clientes. Desta forma, a estrutura operacional se reinventa, motivando as equipes e assegurando a proteção do investimento feito pelos seus clientes e acionistas.

Eduardo Borba é vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, integradora que provê soluções de tecnologia de ponta a ponta