Colaborativo garante
a organização e a fidelidade das informações para uma comunicação eficiente e
segura dentro da construtora e incorporadora, bem como nos canteiros de obra
São Paulo, 01 de
fevereiro de 2013 – Devido ao seu crescimento, com o aumento da quantidade de
obras em andamento e, consequentemente, do número de pessoas envolvidas nos
processos, a Exto, construtora e incorporadora de projetos residenciais e
comerciais de alto padrão, buscou uma solução tecnológica para garantir maior
controle e segurança no tratamento dos registros de documentos da empresa. A
escolha se deu pelo Colaborativo, ferramenta de colaboração do Construtivo,
companhia especializada em soluções para a gestão de projetos e processos para
o segmento de engenharia.
O objetivo foi
desenvolver uma organização interna dos dados para assegurar a fidelidade da
documentação, além de obter a rastreabilidade dos arquivos, com fácil acesso às
informações, e permitir a interação dos parceiros externos. Atualmente, o
Colaborativo realiza este controle e gerenciamento nas áreas de Projetos,
Qualidade, Personalização e Relacionamento com o Cliente da Exto.
“Dentro da empresa
produzimos documentos com a finalidade de alimentar um canteiro de obras. A
organização e a fidelidade dessas informações são de extrema importância para
que os processos ocorram da forma esperada”, comenta Sumaia Sleiman,
coordenadora de Projetos e Personalização da Exto. Segundo a arquiteta, a
maleabilidade do Colaborativo foi fundamental no processo de escolha, pois,
dessa forma, a ferramenta conseguiu atender a uma gama de diferentes
departamentos, criando malhas para atender diversos perfis de áreas.
Ainda na área de
Projetos, em conjunto com a Exto, o Construtivo desenvolveu nomenclaturas
dentro do seu sistema de colaboração, o Colaborativo. Tudo para garantir a
personalização adequada para a melhor gestão dos processos. “Com amplas
especialidades e modalidades de projetos, necessitávamos que as informações
fossem agrupadas por nomenclaturas próprias, para que, rapidamente,
conseguíssemos identificar do que se trata o projeto, se é de arquitetura ou de
infraestrutura”, exemplifica Sumaia.
Já na área de Qualidade
da Exto, as otimizações alcançadas estão relacionadas às melhores práticas em
relacionamento com clientes e em assistência técnica. Nestes quesitos, os
históricos de atendimento podem ser mantidos e resgatados de forma rápida e
segura, garantindo a padronização do processo de atendimento com as
notificações de workflow.
O Colaborativo ainda é
responsável por proporcionar a divulgação dos documentos para todos os
envolvidos no processo, sempre na versão mais atualizada das informações. “Com
novos fóruns criados, conseguimos atender mais requisitos da nossa certificação
(Siac - Sistema de Atendimento ao Contribuinte), de processos anteriormente
controlados em planilhas e outros documentos menos dinâmicos”, explica Mariana
Pereira, coordenadora de Qualidade da Exto.
A ferramenta ainda
realiza o controle e a gestão das informações relacionadas às reclamações de clientes,
bem como, sobre o controle de resíduos sólidos nas obras, treinamentos de
funcionários e sobre o controle de equipamentos de medição. “Atestar que o
Colaborativo efetivamente otimizou os processos da Exto, com garantias de
organização, agilidade e segurança na gestão das informações, reitera a nossa
especialização no setor e afirma que estamos no caminho certo”, comenta Marcus
Granadeiro, presidente do Construtivo.