Exto usa ferramenta de colaboração do Construtivo para suas áreas de Projetos e Qualidade


Colaborativo garante a organização e a fidelidade das informações para uma comunicação eficiente e segura dentro da construtora e incorporadora, bem como nos canteiros de obra

São Paulo, 01 de fevereiro de 2013 – Devido ao seu crescimento, com o aumento da quantidade de obras em andamento e, consequentemente, do número de pessoas envolvidas nos processos, a Exto, construtora e incorporadora de projetos residenciais e comerciais de alto padrão, buscou uma solução tecnológica para garantir maior controle e segurança no tratamento dos registros de documentos da empresa. A escolha se deu pelo Colaborativo, ferramenta de colaboração do Construtivo, companhia especializada em soluções para a gestão de projetos e processos para o segmento de engenharia.
O objetivo foi desenvolver uma organização interna dos dados para assegurar a fidelidade da documentação, além de obter a rastreabilidade dos arquivos, com fácil acesso às informações, e permitir a interação dos parceiros externos. Atualmente, o Colaborativo realiza este controle e gerenciamento nas áreas de Projetos, Qualidade, Personalização e Relacionamento com o Cliente da Exto.
“Dentro da empresa produzimos documentos com a finalidade de alimentar um canteiro de obras. A organização e a fidelidade dessas informações são de extrema importância para que os processos ocorram da forma esperada”, comenta Sumaia Sleiman, coordenadora de Projetos e Personalização da Exto. Segundo a arquiteta, a maleabilidade do Colaborativo foi fundamental no processo de escolha, pois, dessa forma, a ferramenta conseguiu atender a uma gama de diferentes departamentos, criando malhas para atender diversos perfis de áreas.
Ainda na área de Projetos, em conjunto com a Exto, o Construtivo desenvolveu nomenclaturas dentro do seu sistema de colaboração, o Colaborativo. Tudo para garantir a personalização adequada para a melhor gestão dos processos. “Com amplas especialidades e modalidades de projetos, necessitávamos que as informações fossem agrupadas por nomenclaturas próprias, para que, rapidamente, conseguíssemos identificar do que se trata o projeto, se é de arquitetura ou de infraestrutura”, exemplifica Sumaia.
Já na área de Qualidade da Exto, as otimizações alcançadas estão relacionadas às melhores práticas em relacionamento com clientes e em assistência técnica. Nestes quesitos, os históricos de atendimento podem ser mantidos e resgatados de forma rápida e segura, garantindo a padronização do processo de atendimento com as notificações de workflow.
O Colaborativo ainda é responsável por proporcionar a divulgação dos documentos para todos os envolvidos no processo, sempre na versão mais atualizada das informações. “Com novos fóruns criados, conseguimos atender mais requisitos da nossa certificação (Siac - Sistema de Atendimento ao Contribuinte), de processos anteriormente controlados em planilhas e outros documentos menos dinâmicos”, explica Mariana Pereira, coordenadora de Qualidade da Exto.
A ferramenta ainda realiza o controle e a gestão das informações relacionadas às reclamações de clientes, bem como, sobre o controle de resíduos sólidos nas obras, treinamentos de funcionários e sobre o controle de equipamentos de medição. “Atestar que o Colaborativo efetivamente otimizou os processos da Exto, com garantias de organização, agilidade e segurança na gestão das informações, reitera a nossa especialização no setor e afirma que estamos no caminho certo”, comenta Marcus Granadeiro, presidente do Construtivo.