Fonte Distribuição obtém um retorno de investimento em 5 meses com o BI da PC Sistemas


Com agilidade na geração das informações e relatórios precisos e atualizados, a distribuidora identificou clientes potenciais, conseguiu alcançar sua meta de vendas para este ano e ainda espera aumentar a sua lucratividade com o uso da ferramenta
 São Paulo, 20 de fevereiro de 2013 – Ciente de que alguns gargalos prejudicavam a operação da empresa, a Fonte Distribuição, distribuidora do setor de panificação e confeitaria, buscou no myBI PC Sistemas, ferramenta oferecida por meio da aliança estratégica entre a dinamarquesa Targit e o Grupo PC Sistemas, otimizações para importantes processos da sua rotina.
A implementação da solução de Business Intelligence (BI) ocorreu, inicialmente, nos departamentos comercial e fiscal da Fonte Distribuição, mas, logo estendeu sua atuação para os setores financeiro e logístico, dando suporte às áreas mais críticas da empresa. O objetivo do investimento na tecnologia foi detectar novas oportunidades de negócios e reduzir a ruptura de produtos, que é o espaço de tempo em que a empresa fica sem uma de suas ofertas, além de garantir o controle fiscal de acordo com as obrigatoriedades do Fisco.
“O nosso cenário transformou-se com a implementação do myBI PC Sistemas. Apresentávamos altos índices de ruptura de mercadorias e não estávamos conseguindo atingir a nossa previsão orçamentária de vendas. Com o BI, as nossas expectativas foram superadas: conseguimos atingir e retomar o crescimento em 2012 e reduzimos drasticamente a falta de produtos recorrentes”, explica Rodolfo Amorim, diretor comercial da Fonte Distribuição.
A ferramenta proporcionou mudanças positivas no uso das melhores práticas na companhia, como a segurança para identificar novas oportunidades de vendas, a precisão na detecção de prospects e a retenção de clientes ativos. Ainda propiciou a geração de relatórios consistentes e atualizados sobre informações essenciais para o time comercial, como o acompanhamento de metas, clientes e produtos disponíveis. Tudo isso de forma dinâmica e com muita agilidade, o que permitiu que os gestores responsáveis tivessem tempo e garantias para conduzir as análises necessárias na geração de novos negócios e para tomadas de decisão mais assertivas.
Por ter uma postura ativa, a ferramenta, espontaneamente, comunica por e-mail os pontos críticos da empresa, sem que o gestor tenha que acessar o sistema para ter acesso às informações. Este recurso monitora, organiza e apresenta os dados de forma prática, destacando os fatores mais importantes para a companhia no exato momento em que eles ocorrem. A Fonte Distribuição criou um alerta aos gerentes de vendas sempre que o consumo de um cliente decrescer, permitindo, dessa forma, que ações pontuais possam ser tomadas para reverter a situação.
“O myBI PC Sistemas foi uma aposta muito bem sucedida para a Fonte Distribuição. Com um retorno de investimento (ROI) em 5 meses, a ferramenta nos possibilitou abrir frentes que, até então, não haviam sido identificadas e, ainda, garantiu agilidade na disponibilização das informações, pois não precisamos mais buscar dados em vários lugares do sistema, uma vez que o sistema reúne as informações e as consolida em relatórios pré-estabelecidos”, pontua Amorim.
Ainda segundo o diretor, um dos grandes diferenciais da ferramenta está na facilidade do seu uso, permitindo que usuários de diferentes departamentos naveguem na solução sem a necessidade de um profissional técnico em cada área. O executivo também ressalta que, além de já utilizarem o ERP (Enterprise Resource Planning) WinThor, do Grupo PC Sistemas, a escolha por mais uma solução da companhia deu-se pela ótima relação entre o custo-benefício que ela apresenta.
A PC Sistemas, companhia líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 27 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, realiza o suporte, consultoria e treinamento da sua ferramenta junto aos parceiros. Isto ocorre para oferecer um atendimento completo, que ampare o cliente e impulsione o seu avanço. “A Fonte Distribuição possui uma direção antenada com as tendências tecnológicas. É uma empresa que utiliza a tecnologia a seu favor, otimizando seus processos e gerando benefícios múltiplos para todos os seus departamentos”, comenta Christiano Prados, gerente comercial do Grupo PC Sistemas.
Com experiência de mais de dez anos de atuação no segmento de panificação e confeitaria, a Fonte Distribuição é referência no setor em Goiás, Tocantins e no Sul do Pará e possui cerca de 2 mil produtos em seu leque de ofertas, atendendo toda a cadeia de panificação, com equipamentos, acessórios e insumos. A companhia prevê um crescimento de 20 a 30% para o próximo ano e pretende expandir a sua atuação na área de food service. “O BI influencia diretamente nas nossas projeções, pois, à medida que lidamos com a ferramenta, descobrimos novas formas de identificar fatores decisivos para o crescimento da empresa”, conclui Amorim.
Segundo o CEO do Grupo PC Sistemas, Wagner Patrus, existe uma estratégia na oferta da sua ferramenta de BI que permite maior aderência entre os clientes. “Com uma proposta de preços acessíveis aliada à excelência na qualidade de uma solução robusta, queremos difundir a utilização da ferramenta de inteligência de negócios no Brasil, quebrando paradigmas quanto ao uso da tecnologia. O nosso objetivo é tornar o negócio do cliente mais dinâmico e seguro para as suas operações”, finaliza o executivo.