Contrato de 60 meses prevê serviços de
Service Desk, Field Service, NOC (Network Operation Center) e aplicação das
melhores práticas de gerenciamento de incidentes
A Kepler Weber, maior
indústria brasileira que atua na fabricação de equipamentos para armazenagem,
beneficiamento e movimentação de granéis, acaba de contratar a Sonda IT,
integradora que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta,
abrangendo Aplicativos, Plataformas e Serviços de TI, para suportar sua
infraestrutura de TI. O contrato, que entrará em vigor em fevereiro de 2013 e
se estenderá até fevereiro de 2018, abrange serviços de Service Desk, Field
Service, NOC (Network Operation Center) e aplicação das melhores práticas de
gerenciamento de incidentes.
Atualmente o Brasil está
entre as maiores potências do agronegócio mundial, com uma produção anual de
grãos que ultrapassa 145 milhões de toneladas, das quais mais de 90 milhões
passam por uma solução Kepler Weber. Para dar suporte ao seu crescimento, a
companhia compreende que a melhor opção é adotar o ITO (Infrastructure
Technology Outsourcing) com uma parceira especializada em TI.
Na prática, a Kepler Weber
buscava um fornecedor com a capacidade de manter por completo sua
infraestrutura de TI, incluindo servidores, equipamentos de comunicação e
suporte para usuários finais.
“Depois de analisarmos
cinco empresas, chegamos à conclusão que a Sonda IT seria a companhia mais
adequada para nos atender e acompanhar nosso desenvolvimento. Isso porque ela
está presente nas localidades em que mantemos nossas plantas, além dos seus
processos estarem totalmente alinhados às melhores práticas de governança do
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) e do Cobit (Control
Objectives for Information)”, explica o gerente de TI da Kepler Weber, Patricio
Jouri.
Além dos tradicionais
serviços de Service Desk e Field Service, que, respectivamente, compreendem o
atendimento remoto e local para a resolução de incidentes de microinformática
dos usuários, a Sonda IT também fará o gerenciamento, monitoramento e suporte à
infraestrutura de servidores da Kepler Weber. Este serviço, denominado NOC
(Network Operation Center), visa controlar a utilização e performance dos
servidores em tempo real, assim como identificar as possíveis alterações nos
equipamentos através de uma console única de gerenciamento.
Além disso, todo o
histórico de informações geradas no NOC é coletado e consolidado em relatórios,
que podem ser acessados remotamente pelo cliente via web. “Esta metodologia
utilizada pela Sonda IT agiliza o processo de resolução de problemas, reduzindo
custos para o cliente, além de proporcionar o melhores níveis de suporte
técnico e manutenção”, explica a diretora da regional gaúcha da Sonda IT,
Karine Lima.
Com a aplicação das melhores práticas de
gerenciamento de incidentes, problemas e mudanças, que buscam a excelência no
atendimento, a Sonda IT, segundo Karine, irá implantará um modelo de gestão que
não apenas garanta os resultados e níveis de serviço esperados, mas, também,
que com o passar do tempo, possibilite a evolução da operação, tornando-a
operação muito mais eficiente.