PC Sistemas conquista a certificação MPS.BR nível G


Empresa eleva os níveis de maturidade em sua fábrica de software e já se prepara para os próximos passos do programa de qualidade

São Paulo, 04 de fevereiro de 2013 – Para garantir que seus processos ocorram com as melhores práticas do mercado e de acordo com normas internacionalmente reconhecidas, a PC Sistemas, companhia líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 27 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, submeteu as rotinas de sua fábrica de software à avaliação aplicada pela Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro) e conquistou a primeira etapa da certificação do MPS.BR. 
Para o nível G da certificação do programa de Melhoria de Processo do Software Brasileiro, ou MPS.BR, que atesta as boas práticas da engenharia de softwares, o foco dos consultores da Softex foi avaliar fundamentalmente dois itens nos processos da PC Sistemas: a gerência de projetos e a de requisitos, que demonstram as capacidades da companhia em estabelecer e desenvolver planos, bem como realizar correções quando necessário, e de controlar a evolução dos requisitos gerados pelo projeto.
Segundo Nelson Franco, gerente de operações do Programa MPS.BR, o mais importante na conquista desta certificação é que a empresa adota uma metodologia de produção com baixos índices de retrabalho, em que as etapas são previamente testadas e que apontem os possíveis erros com antecedência. “Ter esses dados muito bem construídos é a certeza de uma proposta com precisão quanto à dificuldade, ao valor e ao prazo do projeto que será desenvolvido, o que assegura muito mais acertos do que falhas”, pontua Franco.
Tal conquista demonstra que a PC Sistemas desenvolve seus processos segundo normas sólidas deste setor no mercado e que, desta forma, tem maior controle no que diz respeito à entrega, precificação e horas de trabalho na elaboração dos seus projetos. Isso reflete em uma oferta mais aderente, real e estável aos seus clientes.
A certificação é válida por três anos, sendo que, após este período, a empresa pode solicitar nova avaliação para o mesmo nível ou para os próximos. “Encontramos no MPS.BR um modelo maduro de base para o desenvolvimento dos nossos processos. Este selo de qualidade é o primeiro passo para muitas outros aperfeiçoamentos que estão por vir”, comenta Ronan Maia, diretor de Produto da PC Sistemas.