CeBIT 2013 traz a segunda edição do concurso de inovação CODE_n da GFT


Entre os 50 finalistas estão duas empresas brasileiras, a Optimale e a Opara. Além do concurso CODE_n13, a GFT também estará apresentando no evento sua oferta de inovação com soluções em mobilidade, Big Data, user experience e redes corporativas, entre outras



São Paulo, 5 de março de 2013 – A CeBIT, uma das maiores feiras tecnológicas do mundo, recebe a partir de hoje até quinta-feira a segunda edição do CODE_n, concurso internacional de inovação promovido pelo Grupo GFT.
O evento foi inaugurado nesta terça-feira em Hanover, na Alemanha, onde estão sendo apresentadas soluções inovadoras relacionadas às tecnologias verdes dos 50 finalistas que podem vencer a competição. Além do CODE_n13, o Grupo GFT, provedor internacional de soluções e serviços de Tecnologia da Informação, também estará presente na CeBIT com algumas de suas mais recentes soluções, que envolvem tecnologias móveis, Big Data, user experience e redes sociais corporativas.
Como no ano passado, o CODE_n13 acontece no pavilhão 16 da CeBIT. Desta vez o espaço dedicado é de 4.000 metros quadrados. Os vencedores serão anunciados em um evento especial na quinta-feira, dia 7. No total, 250 empresas de 35 países candidataram-se para o concurso deste ano, no qual um júri internacional decidirá quais serão os dois projetos vencedores. Cada um receberá um prêmio no valor de € 15.000 em dinheiro. Neste espaço também será anunciado o vencedor do prêmio especial patrocinado pela Dell para a melhor solução baseada em Windows 8.
"O CODE_n nasceu com o desejo de criar uma plataforma de intercâmbio e inovação para empreendedores", explica Ulrich Dietz, CEO do Grupo GFT e um dos principais fomentadores desta competição internacional que este ano tem como temas soluções sustentáveis e o uso eficiente da energia . Os 50 projetos finalistas são de 13 países diferentes e duas empresas vêm do Brasil: a Optimale e a Opara.
A Optimale foi selecionada por sua plataforma INFOSAN, um sistema real time de monitoramento e análise de dados ambientais e de energia. Já a Opara é um sistema online que aumenta os níveis de controle e rastreabilidade da produção de produtos perecíveis.
Para apoiar os finalistas, a GFT financiou a viagem e estadia na CeBIT 2013 para as duas empresas. "Estamos orgulhosos com o alto nível das candidatas brasileiras que estão se apresentando este ano no CODE_n. Os dois projetos finalistas comprovam que o nível de investimento tecnológico no Brasil está no caminho certo", comemora Marco Santos, country managing director da GFT Brasil.

GFT na CeBIT 2013

Além do CODE_n13, o Grupo GFT vai apresentar durante a CeBIT algumas de suas soluções mais interessantes atualmente sob sua iniciativa Digital Powerhouse, que pretende promover a mudança em direção a uma sociedade digital. Os mais recentes desenvolvimentos no campo de soluções móveis, UX (User Experience), Biga Data e soluções de redes corporativas são algumas das novidades que os visitantes podem encontrar no estande da GFT na CeBIT.
No campo das soluções móveis, a empresa criou o GFT Appverse móvel, uma plataforma de código aberto para desenvolvimento de aplicativos para iOS, Android e Windows. Graças a esta plataforma é possível utilizar um código que pode ser aplicado a qualquer um dos diferentes sistemas. Outra solução móvel que será apresentada é o Enterprise AppStore, uma espécie de espaço on-line onde uma empresa pode oferecer diferentes "apps" para seus clientes ou para os seus próprios funcionários. A GFT apresentará também um aplicativo para pagamento móvel chamado Bump Payment, que foi desenvolvido juntamente com a empresa IdeaKnow. Essa solução, mediante ao “choque” entre smartophones, também conhecido como tapping, reinventa o sistema de pagamentos móveis com transações completamente seguras.
Sobre as soluções para melhorar a experiência do usuário, a GFT exibirá na CeBIT 2013 o UX 360 e o Natural Interfaces. O primeiro ajuda a maximizar a eficácia da presença on-line enquanto o segundo permite utilizar gestos com as mãos para o controle de dispositivos eletrônicos.
Também será apresentado o GFT Enterprise Social Network, um serviço que proporciona redes sociais próprias para as empresas. De acordo com as necessidades de cada cliente, a GFT se encarrega de todo o processo, desde a concepção, passando pelo desenho, até a implementação e a migração de conteúdo. No campo das redes sociais corporativas, outra aposta da GFT é o Enterprise Social File, um serviço em núvem através de sua parceira Fiabee, que permite a colaboração móvel sem descuidar da segurança dos dados trocados por seus usuários.