Sonda IT lança o Comply on Hana, primeiro aplicativo fiscal a operar na nova plataforma da SAP


Acelerar o processamento, efetuar conciliações e simulações de fechamento fiscal a qualquer momento sem risco de impactar as operações cotidianas e utilizar a solução de Gestão Tributária em Hana (TMF) da SAP para cumprir as obrigatoriedades são alguns dos benefícios da nova oferta apresentada pela integradora


São Paulo, 21 de março de 2013 – Pioneira no lançamento de soluções fiscais no Brasil, a Sonda IT, companhia que provê soluções de Tecnologia da Informação de ponta a ponta, sai à frente no mercado com o lançamento do primeiro aplicativo fiscal baseado na nova plataforma in memory da SAP, o Comply on Hana.

A solução de governança e compliance fiscal da integradora, que mantém em seu escopo todos os processos de escrituração fiscal, abrangendo a apuração de impostos diretos e indiretos, assim como a geração de guias e arquivos magnéticos, além de funções de validação de conteúdo e inteligência fiscal, ganha nesta nova versão processos mais dinâmicos e uma base de dados unificada, que trará mudanças significativas às empresas.

A primeira delas é a possibilidade da utilização correta dos dados fiscais, tanto para os relatórios oficiais, quanto para a obtenção de informações gerenciais e de retroalimentação na estratégia de negócio das empresas. A segunda é a capacidade que a área fiscal terá com a geração de análises das operações, o que, consequentemente, definirá modelos de negócios mais inteligentes, otimizando os resultados e a produtividade das companhias devido aos processos mais acelerados do Hana e ao extenso escopo funcional do Comply.

Nesta linha analítica, a Sonda IT aproveita as mudanças providas pelo Hana, que é a possibilidade de processar um grande volume de dados em tempo real, e introduz uma nova atividade de análise e de planejamento tributário através da oferta Comply Analytics. A solução, baseada no SAP BusinessObjects, passa a utilizar a base de dados fiscais do Hana para potencializar a análise de dados e a inteligência fiscal. Isso fará com que a área deixe de ser percebida como “custo Brasil”, principalmente pelas multinacionais, e passe a representar um papel preponderante na estratégia de negócio.

A Sonda IT também está trabalhando de forma alinhada com a estratégia e roadmap da solução da SAP para Gestão Tributária em Hana (TMF). A proposta é integrar o Comply à nova base de dados fiscais que estará contida na plataforma Hana para que o Comply gere todos os relatórios necessários ao cumprimento das obrigações fiscais, como a automação e o monitoramento do processo de geração e envio dos arquivos do SPED. Outro benefício disponível com a oferta do TMF é o ganho de performance e integração nativa, que permite às empresas a detecção de erros nos processos antes, durante e depois das transações. Através de ferramentas de validações e auditoria, será possível corrigir a informação diretamente nos sistemas de origem, o que mitiga erros futuros.

“Todo o desenvolvimento dessa iniciativa só foi possível devido ao nosso extenso know how, que somam mais de 15 anos de operação nas práticas fiscais junto à SAP, e ao nosso intenso investimento em tecnologias e inovação, que sempre foram diferenciais no mercado”, comenta Eduardo Borba, vice-presidente da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

O Comply on Hana será posicionado no mercado a partir de três possíveis modelos de oferta: on premise, proposta tradicional em que o cliente adquire a licença do Comply e do Hana e implementa a solução em sua infraestrutura própria; SaaS (Software as a Service), na qual a Sonda IT mantém a tecnologia instalada em seu Data Center, posicionando a oferta através de um serviço de assinatura mensal; e, por fim, o ITO (Information Technology Outsourcing), modalidade em que a Sonda IT licencia a solução completa ao cliente, mas as instalações são realizadas no Data Center da integradora, que se responsabiliza por toda a gestão da infraestrutura.

A proposta do ITO também pode ser complementada pela oferta de BPO (Business Process Outsourcing) da Sonda IT, que administra toda a operação fiscal para as empresas, que podem terceirizar as áreas que não estão diretamente ligadas à sua atividade fim, permitindo a seus executivos o foco especifico em suas metas e gerenciamento da operação fiscal através de indicadores de performance.