Cosme e Damião potencializa sua força de vendas com a Máxima Sistemas


Agilidade e segurança são os benefícios alcançados pela distribuidora, que reduziu o tempo gasto entre o pedido e a consolidação da venda em 30%

São Paulo, 22 de abril de 2013 – A Cosme e Damião, distribuidora focada na indústria alimentícia que atende todo o Estado do Rio de Janeiro, buscou agilizar seus processos de recebimento e confecção dos pedidos de vendas, que antes envolviam muitos relatórios e eram suscetíveis a erros. Para trazer à sua rotina com os vendedores externos um processo mais dinâmico e seguro, a distribuidora contou com o apoio da Máxima Sistemas, empresa especialista na gestão e desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas.
O projeto envolveu a implementação de duas ferramentas que impulsionam e trazem benefícios à área de vendas: o Força de Vendas e o Portal Executivo. Por serem totalmente integradas ao ERP (Enterprise Resource Planning) em uso na Cosme e Damião, o WinThor, software carro-chefe da PC Sistemas, empresa líder no mercado atacado distribuidor e especializada há 27 anos em sistemas de gestão para toda a cadeia de abastecimento, as soluções não precisaram de uma interface para a troca de informações com o sistema de gestão, garantindo a total integridade dos dados.
Com o Força de Vendas, ferramenta que automatiza as ações dos vendedores externos com o uso de dispositivos móveis, os colaboradores da Cosme e Damião otimizaram a formalização dos pedidos com o dinamismo dos smartphones e dos sistemas online da Máxima, acessados de forma remota. O vendedor enxerga em tempo real a disponibilidade da mercadoria em estoque e, ainda, tem acesso à tabela atualizada dos produtos novos. Com isso, ele transmite a venda à central de distribuição, que, após aprovar o pedido, fatura e encaminha para o carregamento e a entrega.
A equipe externa tem todas as informações sobre os produtos comercializados pela empresa e consegue acompanhar, inclusive, se o cliente realizou uma devolução ou se ele desistiu de alguma parte do pedido. Aliando outros importantes benefícios, como a redução significativa da margem de erros, a ferramenta proporcionou à distribuidora uma diminuição de 30% no tempo gasto entre o pedido e a consolidação da venda. “Com o Força de Vendas ganhamos dinamismo e agilidade no faturamento das mercadorias. Também mitigamos os problemas no envio ou na compreensão dos pedidos e obtivemos a garantia necessária para seguir os nossos negócios com segurança sobre as informações”, comenta Thiago Baptista, supervisor de TI da Cosme e Damião.
Acompanhando a evolução do seu time de vendas com a nova tecnologia, a Cosme e Damião implementou do Portal Executivo, painel online de gestão da força de vendas em tempo real. O sistema permitiu aos gestores da distribuidora grandes facilidades no monitoramento das vendas, que passou a ser possível no momento imediato em que as transações acontecem. “Com a adoção do Portal Executivo, conseguimos tomar decisões administrativas de forma rápida. Uma vez que temos o controle em real time sobre as ações de vendas, as nossas diretrizes tornam-se mais eficientes e o nosso desempenho mais assertivo”, explana Baptista.
Para o gerente comercial da Máxima Sistemas, Gustavo Ragonesi, o diferencial das suas soluções, além da potencialização da força de vendas, está na total integração com o WinThor, já utilizado pela distribuidora. Isso permite que as informações sejam gravadas diretamente nas tabelas do ERP, sem a necessidade de utilizar outra interface para este processo. “Com essa integração, transmitimos e abastecemos o Força de Vendas e o Portal Executivo com dados diretamente do ERP, o que proporciona segurança e integridade às informações que a equipe de vendas utilizará no seu dia a dia”, conclui Ragonesi.