Agilidade e segurança
são os benefícios alcançados pela distribuidora, que reduziu o tempo gasto
entre o pedido e a consolidação da venda em 30%
São Paulo, 22 de abril de
2013 – A Cosme e Damião, distribuidora focada na indústria alimentícia que
atende todo o Estado do Rio de Janeiro, buscou agilizar seus processos de
recebimento e confecção dos pedidos de vendas, que antes envolviam muitos
relatórios e eram suscetíveis a erros. Para trazer à sua rotina com os
vendedores externos um processo mais dinâmico e seguro, a distribuidora contou
com o apoio da Máxima Sistemas, empresa especialista na gestão e
desenvolvimento de força de vendas em multiplataformas.
O projeto envolveu a
implementação de duas ferramentas que impulsionam e trazem benefícios à área de
vendas: o Força de Vendas e o Portal Executivo. Por serem totalmente integradas
ao ERP (Enterprise Resource Planning) em uso na Cosme e Damião, o WinThor,
software carro-chefe da PC Sistemas, empresa líder no mercado atacado
distribuidor e especializada há 27 anos em sistemas de gestão para toda a
cadeia de abastecimento, as soluções não precisaram de uma interface para a
troca de informações com o sistema de gestão, garantindo a total integridade
dos dados.
Com o Força de Vendas,
ferramenta que automatiza as ações dos vendedores externos com o uso de
dispositivos móveis, os colaboradores da Cosme e Damião otimizaram a formalização
dos pedidos com o dinamismo dos smartphones e dos sistemas online da Máxima,
acessados de forma remota. O vendedor enxerga em tempo real a disponibilidade
da mercadoria em estoque e, ainda, tem acesso à tabela atualizada dos produtos
novos. Com isso, ele transmite a venda à central de distribuição, que, após
aprovar o pedido, fatura e encaminha para o carregamento e a entrega.
A equipe externa tem todas
as informações sobre os produtos comercializados pela empresa e consegue
acompanhar, inclusive, se o cliente realizou uma devolução ou se ele desistiu
de alguma parte do pedido. Aliando outros importantes benefícios, como a
redução significativa da margem de erros, a ferramenta proporcionou à
distribuidora uma diminuição de 30% no tempo gasto entre o pedido e a
consolidação da venda. “Com o Força de Vendas ganhamos dinamismo e agilidade no
faturamento das mercadorias. Também mitigamos os problemas no envio ou na
compreensão dos pedidos e obtivemos a garantia necessária para seguir os nossos
negócios com segurança sobre as informações”, comenta Thiago Baptista,
supervisor de TI da Cosme e Damião.
Acompanhando a evolução do
seu time de vendas com a nova tecnologia, a Cosme e Damião implementou do
Portal Executivo, painel online de gestão da força de vendas em tempo real. O
sistema permitiu aos gestores da distribuidora grandes facilidades no
monitoramento das vendas, que passou a ser possível no momento imediato em que
as transações acontecem. “Com a adoção do Portal Executivo, conseguimos tomar
decisões administrativas de forma rápida. Uma vez que temos o controle em real
time sobre as ações de vendas, as nossas diretrizes tornam-se mais eficientes e
o nosso desempenho mais assertivo”, explana Baptista.
Para o gerente comercial da Máxima Sistemas, Gustavo
Ragonesi, o diferencial das suas soluções, além da potencialização da força de
vendas, está na total integração com o WinThor, já utilizado pela
distribuidora. Isso permite que as informações sejam gravadas diretamente nas
tabelas do ERP, sem a necessidade de utilizar outra interface para este
processo. “Com essa integração, transmitimos e abastecemos o Força de Vendas e
o Portal Executivo com dados diretamente do ERP, o que proporciona segurança e
integridade às informações que a equipe de vendas utilizará no seu dia a dia”,
conclui Ragonesi.