GFT Brasil lança Centro de Excelência nas áreas de cartões e meios de pagamento


Foco da companhia é oferecer soluções para que os bancos, bandeiras e operadoras de cartões de crédito aumentem a eficiência no lançamento de seus produtos, ampliem o volume de processamento e, especialmente, capturem valor através das redes sociais e mobilidade.

Diante do crescimento da classe média brasileira, que hoje representa 53,8% da população do País, segundo pesquisa recentemente divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, os bancos, as financeiras e as bandeiras de cartões de crédito estão vivenciando um cenário de readaptação para falar com este público.
A nova classe C, que traz em sua formação indivíduos das classes D e E, adquire serviços com consciência e, justamente por isso, exige mais vantagens competitivas e relações de confiança. De olho neste movimento e, consequentemente, para suportar as demandas tecnológicas do setor, o Grupo GFT, provedor global de soluções de TI para o segmento financeiro, lança seu Centro de Excelência nas áreas de cartões de crédito e meios de pagamento.
A nova estrutura, que já está em operação em Sorocaba (SP), onde a GFT mantém uma de suas unidades brasileiras, focará especificamente no desenvolvimento de pesquisas, sistemas e projetos locais nas áreas de cartões e meios de pagamento. Utilizando-se de sua expertise internacional nesta área, que é mantida através de três outros centros de desenvolvimento, localizados na Alemanha, Espanha e Reino Unido, a companhia irá desenvolver sistemas voltados ao perfil do mercado brasileiro.
O Centro de Excelência brasileiro está focado em dois pilares. O primeiro é sustentado por projetos que estendem o relacionamento dos bancos e seus clientes aos dispositivos móveis e às redes sociais. Já a outra frente trata do desenvolvimento de uma base comum a todos os softwares usados nas operações das empresas do setor.
A ideia, segundo o country managing director da GFT Brasil, Marco Santos, é oferecer meios para que os bancos e operadoras de cartões aumentem a eficiência no lançamento de seus produtos, ampliem o volume de processamento de transações e capturem valor através das Redes Sociais e soluções Móveis. Com uma estrutura enxuta, porém altamente especializada, a equipe brasileira conta com 20 profissionais. Já em nível mundial, este número chega a 100 experts no segmento de cartões.
“O mercado de cartões no Brasil é promissor. As classes C e D ainda o utilizam pouco como forma de pagamento. O objetivo deste Centro de Excelência é explorar do ponto de vista do negócio as oportunidades que estão surgindo com a nova configuração da classe média brasileira”, explica Santos.
Vale ressaltar que as classes A e B não estão fora do foco da companhia. “Já estamos desenvolvendo projetos que conectam Home Brokers com as redes sociais. Nosso propósito não é entrar com serviços “comoditizados”. O Grupo GFT tem mais de 12 anos experiência no setor e estamos configurando esta proposta para um nível mais elaborado de negócios. Para 2013, nossa expectativa é crescer 25% nesta área de cartões e meios de pagamento”, finaliza o executivo.