Foco
da companhia é oferecer soluções para que os bancos, bandeiras e operadoras de
cartões de crédito aumentem a eficiência no lançamento de seus produtos,
ampliem o volume de processamento e, especialmente, capturem valor através das
redes sociais e mobilidade.
Diante do crescimento da
classe média brasileira, que hoje representa 53,8% da população do País,
segundo pesquisa recentemente divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, os
bancos, as financeiras e as bandeiras de cartões de crédito estão
vivenciando um cenário de readaptação para falar com este público.
A nova classe C, que traz
em sua formação indivíduos das classes D e E, adquire serviços com consciência
e, justamente por isso, exige mais vantagens competitivas e relações de
confiança. De olho neste movimento e, consequentemente, para suportar as
demandas tecnológicas do setor, o Grupo GFT, provedor global de soluções de TI
para o segmento financeiro, lança seu Centro de Excelência nas áreas de cartões
de crédito e meios de pagamento.
A nova estrutura, que já
está em operação em Sorocaba (SP), onde a GFT mantém uma de suas unidades
brasileiras, focará especificamente no desenvolvimento de pesquisas, sistemas e
projetos locais nas áreas de cartões e meios de pagamento. Utilizando-se de sua
expertise internacional nesta área, que é mantida através de três outros
centros de desenvolvimento, localizados na Alemanha, Espanha e Reino Unido, a
companhia irá desenvolver sistemas voltados ao perfil do mercado brasileiro.
O Centro de Excelência
brasileiro está focado em dois pilares. O primeiro é sustentado por projetos
que estendem o relacionamento dos bancos e seus clientes aos dispositivos
móveis e às redes sociais. Já a outra frente trata do desenvolvimento de uma
base comum a todos os softwares usados nas operações das empresas do setor.
A ideia, segundo o country
managing director da GFT Brasil, Marco Santos, é oferecer meios para que os
bancos e operadoras de cartões aumentem a eficiência no lançamento de seus
produtos, ampliem o volume de processamento de transações e capturem valor
através das Redes Sociais e soluções Móveis. Com uma estrutura enxuta, porém
altamente especializada, a equipe brasileira conta com 20 profissionais. Já em
nível mundial, este número chega a 100 experts no segmento de cartões.
“O mercado de cartões no
Brasil é promissor. As classes C e D ainda o utilizam pouco como forma de
pagamento. O objetivo deste Centro de Excelência é explorar do ponto de vista
do negócio as oportunidades que estão surgindo com a nova configuração da
classe média brasileira”, explica Santos.
Vale ressaltar que as classes A e B não estão
fora do foco da companhia. “Já estamos desenvolvendo projetos que conectam Home
Brokers com as redes sociais. Nosso propósito não é entrar com serviços
“comoditizados”. O Grupo GFT tem mais de 12 anos experiência no setor e estamos
configurando esta proposta para um nível mais elaborado de negócios. Para 2013,
nossa expectativa é crescer 25% nesta área de cartões e meios de pagamento”,
finaliza o executivo.